Sergipe – Presidentes da Província I

Artigos Genealógicos

Sergipe – Governadores e Presidentes da Província (1821 – 1889)
Subsídios Biografico-genealógicos

Por Decreto Régio de 08.07.1820, o território sergipano se emancipou, politicamente, desanexando-se do da Bahia, do qual fez parte desde a descoberta do rio São Francisco, em 04.10.1501. Vinha satisfazer as aspirações populares defendidas pelo Capitão-Mor Mesquita Pimentel, restituindo-lhe os antigos foros de Capitania independente da Bahia.

Conde de Palma, do Meu Conselho, Governador e Capitão general da Capitania da Bahia”.

Amigo – Eu El-Rei vos envio muito saudar como aquelle que amo. Convindo muito ao bom regimem  deste Reino do Brasil, e a propriedade a que Me proponho eleva-o, que a Capitania de Sergipe D´El-Rei tenha um Governo independente do dessa Capitania.

O primeiro governador, depois da Carta Régia, foi  Carlos César Burlamaqui, nomeado em 25.07.1820 para substituir o brigadeiro Luiz Antonio da Fonseca Machado, que vinha exercendo a administração sobre a comarca de Sergipe desde 1814.

Segue a relação dos Presidentes de Província de Sergipe, com dados biográficos e genealógicos, para compor nosso tema Subsídios Biográfico-Genealógicos, da seção Arquivos Genealógicos.

Carlos Eduardo de Almeida Barata

Nota: Índice no final da Parte II.

Baixar arquivo em PDF – Parte I

Acessar parte II