Santos (SP) – Autoridades Municipais em 1883

Artigos Genealógicos

Santos  – Autoridades Municipais em 1883

Tendo em mãos uma relação das autoridades do Município de Santos (São Paulo), para o ano de 1883 e, por ser obra de difícil acesso e, até mesmo, desconhecida de muitos, achamos que seria valioso transcrever a dita relação, acrescida, quando possível, de notas biográficas ou genealógicas das referidas autoridades.

A Comarca de Santos naquele ano de 1883 compreendia os municípios de Santos, São Vicente e Conceição de Itanhaém.

Carlos Eduardo de Almeida Barata

Freguesia de Nossa Senhora do Rosário Aparecida (Cidade)

Câmara Municipal

João Otávio dos Santos, Presidente da Câmara.
Nota: Proprietário. Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Era vereador na mesma Câmara, em 1879. Eleitor em 1879.

José Proost de Souza, Vice-Presidente da Câmara
Nota: Nascido por volta de 1845, em Santos. Proprietário na Cidade de Santos. Filho de Custódio Antonio de Souza e de Delfina Umbelina Proost. Alferes, correspondente do Banco do Brasil em São Paulo.
Casado a 11.12.1869, em casa de Guilherme Backheuser, em Santos, com Eugenia Elena Backheuser, natural de Santos, filha do dito Guilherme Backheuser e de Mara Dias.

Benedito Narcizo do Amparo Sobrinho, vereador.

Francisco de Paula Ribeiro, vereador.
Nota: Eleitor em 1879.

Francisco Martins dos Santos Júnior, vereador.
Nota: Nascido em 1850. Irmão do Inspetor de Quarteirão Horácio Martins dos Santos, e sobrinho do Juiz de Paz Carlos Martins dos Santos  – aqui citados. Filho do tenente-coronel Francisco Martins dos Santos, nascido por volta de 1824 e falecido em 1895, e de Josefina Olímpia da Costa Aguiar, natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1831, e falecida em 1901. Francisco (pai) e Josefina Olímpia se casaram em Santos, a 26.07.1848, em residência de Gabriela Ribeiro de Andrade, sendo ele filho do Comendador Antonio Martins dos Santos e de Senhorinha Portugueza da Cruz; e, ela, filha do conselheiro Bento Francisco da Costa Aguiar e de Bárbara Josefina Pacheco.
Casado em 1882, com Matilde Bloem, falecida em 10.1900.
Pais de:
I-1. Matilde Martins dos Santos, nascida em 07.1883;
I-2. Francisco Martins dos Santos, nascido em 09.1885;
I-3. Joséfina Martins dos Santos, nascida em 10.1887;
I-4. Artur Martins dos Santos;
I-5. Carolina Martins dos Santos.

João Antonio Pereira dos Santos, vereador
Nota: Capitão. Nascido por volta de 1832, em Santos, filho do tenente José Antonio Pereira dos Santos e de Carolina Maria Botelho. Foi casado a 08.12.1856, na Matriz de Santos, SP, com dispensa do 2º grau consangüíneo em linha transversal, com Ana Josefina Pereira, natural de Santos, filha do tenente Manuel Pereira dos Santos e de Rita Carolina Bittencourt.

Joaquim Manuel Alves de Lima, vereador.

Joaquim Xavier Pinheiro, vereador.
Nota: Também fez parte da vereança de 1879.

Manuel Maria Tourinho, doutor, vereador.

Empregados na Câmara Municipal

Arlindo Ramires Esquivel, Doutor, Médico.
Nota: Exercia, na mesma ocasião, o cargo de Inspetor de Saúde do Município de Santos. Em 1879 já estava empregado como médico da Câmara. Eleitor em 1879. Foi casado duas vezes: a primeira, com Maria Jesuína, falecida antes de 1855; e, a segunda, a 02.01.1855, na Matriz de Santos, SP, com dispensa do 1º grau na linha transversal, com Ana Feliciana da Costa Ferreira, natural de Santos, filha de Joaquina Maria da Silva.

Augusto Segadães,  Guarda do Jardim.

Damaso G. de Amorim, Guarda dos Chafarizes.

Hermenegildo de Miranda e Castro, fiscal.

João Feliciano dos Santos, fiscal.

Joaquim M. de Campos Moura, Aferidor.

Joaquim Mariano da Silva, Porteiro.

Joaquim Pereira de Morais, secretário.
Nota: Exercia o cargo de 3º Juiz de Paz em 1879.

Joaquim Quirino Lopes dos Santos, Feitor das Obras Públicas.
Nota: Já exercia este mesmo cargo em 1879.

José Antonio Vieira Barbosa, Procurador.
Nota: capitão José Antonio Vieira Barbosa, filho do Major José Antonio Vieira Barbosa e de Maria Luiza Vieira Barbosa. Proprietário na Cidade de Santos. Já exercia esta mesma função de Procurador da Câmara em 1879. Eleitor em 1879.
Casado, em 11.11.1866, na Matriz de Santos, com dispensa do impedimento do 3º grau em linha colateral, com sua prima Carolina Martins dos Santos, falecida em 1898 – meia-irmã do Juiz de Paz Carlos Martins dos Santos; e tia do vereador Francisco Martins dos Santos Júnior, e do Inspetor de Quarteirão Horácio Martins dos Santos, todos aqui citados. Filha do comendador Antônio Martins dos Santos, capitão de milícia, cavaleiro professo da Ordem de Cristo em 1824 e comendador em 1846, e de sua segunda mulher Carolina Mariana dos Santos.

Luiz Antonio Coelho, Guarda Fiscal.

Luiz Ernesto Xavier, doutor.
Nota: advogado. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, turma de 1863.

Manuel Ferreira Garcia Redondo, doutor, Engenheiro.
Nota: engenheiro civil, lente da Escola Politécnica de São Paulo. Casado com Elisa Fomm, filha de Augusto Fomm e de Angela Martins dos Santos, sendo esta irmã do vereador Francisco Martins dos Santos Júnior, e do Inspetor de Quarteirão Horácio Martins dos Santos, todos aqui citados.

Miguel Pedro da Costa, Guarda do Matadouro

Narciso de Carvalho Anta, Guarda do Cemitério.
Nota: Nascido por volta de 1837, filho de João de Carvalho Anta, e de Margarida Emília da Costa – fundadores da família Carvalho Anta, de Santos, pois João de Carvalho Anta, na origem, não tinha o apelido Anta, que ele acrescentou por ser natural da Freguesia de São Martinho Anta, no arcebispado de Braga.
Em 1879 já exercia este cargo de Guarda do Cemitério. Casado em 28.12.1861, na Matriz de Santos, com Rosa Carolina Fernandes, filha de José Domingues Fernandes, proprietário na cidade de Santos, e de Maria do Carmo Fernandes.

Sebastião Luiz Moreira, Guarda Fiscal.

Tibúrcio Rodrigues Lima, Guarda Fiscal.
Nota: Exercia, neste mesmo ano de 1883, o cargo de Inspetor de Quarteirão.

Victorino José da Costa, Guarda do Mercado.

Juiz de Direito

José Marcelino de Araújo Ledo Vega, doutor.
Nota: Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, turma de 1863.

Juiz Municipal

José da Silva Vergueiro, doutor.
Nota: Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, turma de 1880. Juiz municipal de Santos e deputado ao Congresso do estado de São Paulo, falecido solteiro. Filho de Luiz Pereira de Campos Vergueiro e de Balbina da Silva Machado.

Suplentes:

1.º Henrique Pedro de Oliveira
Nota: Tesoureiro e principal fundador do estabelecimento de ensino Auxiliadora da Instrução, de aulas noturnas gratuitas, fundado a 07.09.1878.

2.º José Francisco de Morais

3.º Manuel Augusto Alfaia

Promotor Público

João Galeão Carvalhal, doutor.
Nota: Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, turma de 1880. 1º Secretário da Sociedade Emancipadora.

Promotor das Capelas e Resíduos Públicos

João Galeão Carvalhal, doutor.
Nota: Citado neste trabalho no ítem Promotor Público.

Contador e Distribuidor

José Feliciano da Silveira Anjos.
Nota: Nascido por volta de 1839, em Santos, filho de José Feliciano da Silveira e de Ana Luiza da Silveira. José Feliciano era professor de Latim e Francês, na cidade de Santos, onde ainda lecionava em 1883, para 25 alunos matriculados. Foi Contador e Distribuidor em 1879.
Casado a 14.02.1863, na Matriz de Santos, com Rita Vitalina de Cássia Rocha, natural de Iguape, filha de Pedro Gonçalves Rocha e de Rita de Cássia.

Curador Geral dos Órfãos

João Galeão Carvalhal, doutor.
Nota: Citado neste trabalho no item Promotor Público.

Delegado Fiscal

Antonio Martins Fontes, capitão.

Partidores

Gabriel Joaquim da Luz
Nota: Cavaleiro da Ordem da Rosa

João de Carvalho Anta
Nota: João de Carvalho Anta exerceu o cargo de partidor em 1879. Foi professor de primeiras letras e francês, na Cidade de Santos, onde ainda lecionava em 1883, para 54 alunos matriculados. Vice-Ministro da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Sobre a família Carvalho Anta, veja o que ficou dito no título  Empregados na Câmara Municipal – Narciso de Carvalho Anta.

Escrivão de Órfãos e Ausentes

Antonio Moreira de Sampaio
Nota: Nascido por volta de 1820¸em São Paulo. Foi também Escrivão de Polícia do Município de Santos, em 1879, e neste mesmo ano de 1883. Diretor do estabelecimento de ensino Auxiliadora da Instrução, de aulas noturnas gratuitas, fundado a 07.09.1878. Filho de pais incógnitos. Casado a 12.06.1844, na Matriz de Santos, com Maria Teodora das Dores, natural de Santos, filha de Maria Rosa de Oliveira e pai incógnito.

Tabeliães

José Rodrigues Machado
Nota: 1º Tabelião do público, judicial e notas.

Antonio Luiz Ribeiro, capitão.
Nota: 1º Tabelião do público, judicial, e privativo do júri e do registro geral das hipotecas.

Juizes de Paz

Carlos Martins dos Santos
Nota: Nascido em 1830¸e falecido em 1897. Juiz de Paz no Município de Santos, em 1883. Foi coletor das rendas estaduais na capital de São Paulo. Foi 2º suplente de Delegado em 1879. Era tio do vereador Francisco Martins dos Santos Júnior, e do Inspetor de Quarteirão Horácio Martins dos Santos, todos aqui citados. Filho do comendador Antônio Martins dos Santos, capitão de milícia, cavaleiro professo da Ordem de Cristo em 1824 e comendador em 1846, e de sua primeira mulher, Senhorinha Portugueza da Cruz.
Casado duas vezes: a primeira, em 1855, com Maria do Amaral, falecida antes de 1869, irmã de Joaquim do Amaral, chefe de polícia de São Paulo; e, casado em segundas núpcias, em 1869, com Maria Bastides.

Joaquim Ricardo de Castro
Nota: Proprietário na cidade de Santos.

Henrique Abblas
Nota: Nascido por volta de 1840, na freguesia de Santo Amaro, São Paulo, filho de Carlos Abblas e de Margarida Abblas. Proprietário, comerciante, proprietário de um açougue, em Santos. Foi vereador na Câmara da mesma cidade em 1879.
Casado a 29.06.1864, na Matriz de Santos, com Catarina Emmerich, natural de Santos, filha de Jacob Emmerich e de Filipina Emmerich.

Carlos Xavier de Morais

Polícia

Joaquim Xavier Pinheiro, Delegado.
Nota: Proprietário na Cidade de Santos.

Joaquim Pereira de Morais, Delegado substituto.

Joaquim dos Santos Ribas, Delegado substituto.

Joaquim Fernandes Pacheco, escrivão.
Nota: citado neste trabalho no item Encarregado da visita do Porto

Guilherme Liborio Freire, Tenente, Subdelegado.
Nota: Claviculário da Mesa de rendas do Município de Santos. Tesoureiro da Loja Capitular Fraternidade.

Manuel Alves da Silva, 1º Substituto.

João Joaquim de Souza Guerra, Alferes, 2º Substituto.
Nota: Fiscal da Loja Capitular Fraternidade.

Antonio José da Silva Bastos Júnior, 3º Substituto.
Nota: Nascido por volta de 1844, filho de outro Antonio José da Silva Bastos, natural de Braga, e de Maria Plácida da Costa, natural de São Vicente. Proprietário de uma Casa de Comércio de Café e Algodão. Exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879.

Antonio Moreira de Sampaio, Escrivão.
Nota: citado neste trabalho, no item Escrivão de Órfãos e Ausentes.

Inspetores de Quarteirão

Adão Benedito de Jesus

Adauto Felix de Lima

Amaro Pinto da Trindade
Nota: Já exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879.

Antonio José de Ramos
Nota: Já exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879.

Caetano Antonio de Castro

Claudio Peixoto de Melo

Custódio José Rodrigues

Francisco Barbosa da Silveira

Francisco Figueiredo dos Santos

Francisco Prudente

Francisco Xavier de Morais

Frederico José de Andrade
Nota: Já exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879.

Gabriel Garcez

Generoso José Guimarães

Henrique Paulo da Trindade

Horácio Martins dos Santos
Nota: Nascido em 10.1853. Era irmão do vereador Francisco Martins dos Santos Júnior, e sobrinho do Juiz de Paz Carlos Martins dos Santos – todos aqui citados. Filho do tenente-coronel Francisco Martins dos Santos, nascido por volta de 1824 e falecido em 1895, e de Josefina Olímpia da Costa Aguiar.
Casado em 04.1877, com Maria Luiza Bloem, falecida antes de 1902, filha de Antero Bloem.
Pais de:
I-1. Horacio Martins dos Santos, nascido em 1878;
I-2. Antero Martins dos Santos, nascido em 12.1879;
I-3. Maria Carolina Martins dos Santos, nascida em 1882;
I-4. Joséfina Martins dos Santos, nascida em 1885;
I-5. Manuel Martins dos Santos, nascido em 1895.

João Batista Cristo

João Firmino Bueno

João Joaquim Borges Júnior
Nota: Já exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879.

João Paulo Florindo
Nota: A Família Florindo, de Santos, procede de Romão José Florindo, nascido por volta de 1796, no Porto, Portugal. Passou a Santos, onde ainda vivia em 1883, exercendo o cargo de Diretor do estabelecimento de ensino Auxiliadora da Instrução, de aulas noturnas gratuitas, fundada a 07.09.1878. Romão foi Juiz de Paz em 1879, e casado com Ana Luiza da Encarnação.

João do Prado Carvalho

Joaquim Francisco do Couto

Joaquim Nicolau Marques

Joaquim da Silva Oliveira Pinto
Nota: Nasceu em Santos, filho de Gabriel da Silva Oliveira e de Inácia Carolina Pinto Tavares, neto paterno de Clara e João da Silva e Oliveira, negociante, que, segundo consta, seria originário da Bahia, e teria se mudado para Santos ao tempo da vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro. Joaquim casou-se com  Maria Flora de Oliveira, sendo pai de: Carla Josefina, Adolfo Carlos e Lilina. (informações do familiar Pesquisador Ricardo Pinto de Oliveira Neto – de Santos, SP.)

José Martins dos Santos Serra Júnior
Nota: Secretário da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Possivelmente descendente do sargento-mor Lopo dos Santos Serra, natural da freguesia de S. Sebastião da vila de Autoguia, Lisboa, filho de Pedro Gomes e de Antonia Ferreira, da aldeia Gallega – Lisboa; faleceu em 1785 em São Paulo. Foi casado, em 1739, em São Paulo, com Inacia Maria Rodrigues, falecida em 1769 com testamento.

Justino Francisco dos Santos

Manuel de Azevedo Cunha
Nota: Natural da Ilha de São Jorge. Casado duas vezes: a primeira, com Maria de Azevedo, falecida antes de 1864; e, a segunda, a 25.06.1864, na Matriz de Santos, com Mariana Isabel, natural da Ilha do Faial, Açores, filha de José Pereira de Abreu e de Maria Vicencia.

Manuel Bento de Oliveira

Manuel Evaristo do Livramento
Nota: Já exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879.

Manuel Francisco Pena Sobrinho

Manuel de Góis Moreira

Manuel Joaquim da Silva
Nota: Nascido por volta de 1838, filho de Justina Maria da Silva e de pai incógnito.
Casado em 24.12.1842, na Matriz de Santos, com Adelaide Ambrosina Freire, filha de José Francisco Freire e de Maria Micaela Fernandes.

Pedro Antonio Xavier
Nota: Já exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879.

Tibúrcio Rodrigues Lima
Nota: Já exercia o cargo de Inspetor de Quarteirão em 1879. Ainda, no ano de 1883, exercia a função de Guarda Fiscal da Câmara Municipal.

Encarregado da visita do Porto

Joaquim Fernandes Pacheco
Nota: Foi Escrivão da Polícia em 1879, e neste ano de 1883.

Inspetoria de Saúde

Arlindo Ramires Esquivel, doutor, Inspetor.
Nota: Citado neste trabalho, no item Empregados Municipal.

Pedro Borges de Saes, Secretário.
Nota: A família Saes já alguns anos atua em Santos.