Pedro Caldeira Brant

Conde de Iguaçu

Nasceu em Salvador, Bahia, em 20 de junho de 1814, filho dos Marqueses de Barbacena, Felisberto Caldeira Brant Pontes Oliveira Horta e sua mulher Ana Constança Guilhermina de Castro Cardoso. Irmão do Visconde de Barbacena, Felisberto Caldeira Brant Pontes.

Casou  em 21.08.1838. em primeiras núpcias com D.Cecília Rosa de Araújo Vahia, Dama do Paço, natural do Rio de Janeiro e filha dos Condes de Sarapuí, 1ª Condessa de Iguaçu, e em segundas núpcias em 2 de Setembro de 1848 com Maria Isabel de Bragança, filha legitimada da Marquesa de Santos e de SM D.Pedro I, nascida em São Paulo em 28 de Fevereiro de 1830 e falecida no Rio de Janeiro.

Era Gentil-Homem da Imperial Câmera e Grande do Império. Tinha as comendas da  Imperial Ordem de Cristo e de S. Stanislau, da Rússia.

Faleceu no Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 1888.

Foi autor de um códice intitulado Memórias Genealógicas e Históricas das Famílias Brant e outras, com 149 folhas manuscritas e numerosos documentos, obra adquirida em 1901 pela Biblioteca Nacional e até hoje inédita. Ilustram-na 81 brasões de Luís Aleixo Boulanger.

Volatr ao topo