Cônego Roque Luiz de Macedo Paes Leme da Câmara

Mais tarde passou a assinar-se apenas Roque Luiz de Macedo Paes Leme.

Nasceu em 02 de março de 1730 na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de São Pedro e São Paulo, atual Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, filho do mestre de campo Pedro Dias Paes Leme e Francisca Joaquina d´Horta Forjaz Pereira de Macedo.

Fez seus estudos na Europa, graduando-se em leis na Universidade de Coimbra Foi Cônego na Sé do Rio de Janeiro.

Abastado proprietário, envolveu-se em numerosas demandas com a Câmara da cidade, por questões de terra.  Além do Rio de Janeiro, morou algum tempo na Bahia, em Pernambuco e em Lisboa.

Interessado na genealogia dos seus, dedicou-se ao estudo dos manuscritos de seu primo Pedro Taques de Almeida Paes Leme e escreveu a Nobiliarquia brasiliense ou Coleção de todas as famílias nobres do Brasil de todas as Capitanias, principalmente daquela de São Paulo, com a notícia certa donde são oriundas, mortes e jazigos, publicada em Lisboa em 1792.

Deixou também um códice intitulado Memórias das famílias de todas as Capitanias do Brasil, obra que serviu de base ao trabalho de 1878, também inédito, de Alexandre José de Mello Moraes e Pedro Paulino da Fonseca, existente na Biblioteca Nacional brasileira.

Faleceu no Rio de Janeiro, quase centenário, em 22 de fevereiro de 1828.

Fontes desta biografia: Arquivos de Carlos Eduardo Barata; Boletim do Colégio Brasileiro de Genealogia, nº 5, 1989.

Volatr ao topo