Lael Vital Brazil

Filho do médico cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha e de Dinah Carneiro Vianna, nasceu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 1931. Falecido em 17 de novembro de 2015, aos 84 anos, no Rio de Janeiro-RJ, deixou duas filhas, cinco netos e seis bisnetos.

Neto paterno de José Manoel dos Santos Pereira Junior e de Mariana Carolina Pereira de Magalhães; neto materno de Paulo Guajará Vianna e de Haidée Guimarães Carneiro. Casado em 1º de setembro de 1951 com Pompéa Dutra Brazil, filha de José Machado Dutra e Catharina Reck Dutra, nascida em 17 de dezembro de 1934 em Niterói, Estado do Rio de Janeiro.

Fez os cursos primário e secundário em diversos colégios do Rio de Janeiro e de Niterói, onde em 1950 terminou o segundo ciclo no Colégio Bittencourt Silva. Em 1954 obteve seu licenciamento profissionalizante como Piloto Comercial, ingressando por concurso na empresa de transporte aéreo Cruzeiro do Sul, onde em 1958, após obter seu registro no Ministério da Aeronáutica como Piloto de Linha Aérea, foi promovido ao cargo de Piloto Comandante. Deixando a empresa em 1961, tornou-se empresário na aviação. Voou e trabalhou como empresário na área da aviação até 1987, quando se aposentou e passou a se dedicar à pesquisa genealógica, objetivando resgatar a história e a genealogia da família Vital Brazil.

De 1985 a 2001, na Presidência da Casa de Vital Brazil, sociedade cultural sem fins lucrativos, concretizou a aquisição do imóvel em Campanha-MG, onde nasceu o cientista, restaurou o prédio em ruínas e aí instalou o Museu Vital Brazil, inaugurado em 1988. De 2001 até hoje preside o Conselho Deliberativo da Casa de Vital Brazil.

Cidadão Honorário da Campanha; membro da Academia Valenciana de Letras, de Valença-RJ – Cadeira nº 26 Vital Brazil; membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Campanha, cadeira 19 Evaristo Ferreira da Veiga; sócio adjunto do Colégio Brasileiro de Genealogia; sócio do Instituto Genealógico Brasileiro e sócio fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores de Historia e Genealogia – ASBRAP.

Realizou inúmeras palestras sobre a história do cientista Vital Brazil nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Publicou:

  • A Família Vital Brazil, Resumo Histórico Genealógico;
  • Os Pereira de Magalhães Descendentes do Cel. José Francisco Pereira
  • Os Avós dos meus Netos
  • Vital Brazil Mineiro da Campanha – Uma Genealogia Brasileira – obra premiada pelo Instituto Genealógico Brasileiro com a Medalha Silva Leme;
  • Vital Brazil, vida e obra – editado pelo Instituto Vital Brazil;
  • Vital Brazil – Meu Pai – artigo Edição Comemorativa 60 anos, Academia Valenciana de Letras, 2009.
Volatr ao topo