Wilson de Lima Bastos

Nasceu em 07 de agosto de 1915, em Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, filho de João de Campos Monteiro bastos e Maria da Conceição Lima Bastos. Faleceu em 20 de outubro de 1998.

Professor universitário, advogado, sociólogo, dentista, escritor e genealogista. Possuía os cursos de Direito, Odontologia, Sociologia, Higiene, Odontologia Legal, Política, Filosofia, Teoria da Música e História da Música.

Professor de: Sociologia Educacional e História das Idéias Políticas, na Faculdade de Filosofia e Letras; Política Financeira, na faculdade de Economia e Finanças. Professor da Escola Normal Santos Anjos, da Escola Normal Santa Catarina, do Conservatório de Música e Livre docente de Higiene e Odontologia Legal, na Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora.

Diretor Tesoureiro do Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino. Diretor da Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico e também Vereador à Câmara Municipal [1947-1950] – sempre em Juiz de Fora.

Pertenceu a inúmeras instituições culturais:  Institutos Históricos e Geográficos: Brasileiro, de Minas Gerais, de Juiz de Fora (fundador e presidente), do Espírito Santo, de Niterói e do Direito Brasileiro, RJ; Academia Paulistana de História – SP; Instituto Genealógico Brasileiro – SP; Instituto de Estudos Valeparaibanos, Guaratinguetá-SP; Instituto de Direito Humanos de Juiz de Fora – MG; Instituto Cultural Santo Tomás de Aquino – Juiz de Fora, MG; Academias: Brasileira de Literatura – RJ, Juizforana de Letras (presidente), Espiritossantense de Letras – Vitória, ES, Fluminense de Letras – Niterói,RJ, Santamarense de Letras – SP, Goianense de Letras – GO, de Letras de São d´El Rei – MG, de Letras Municipais do Brasil – SP, Feirense de Letras – Feira de Santana, BA, Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras – GO, Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado – RJ, Brasileira de Ciências Sociais – RJ, Brasileira de Ciências Morais e Políticas – RJ; International Academy of Letters of England; Cenáculo Brasileiro de Letras e Artes – RJ; Sociedade Brasileira de Geografia; Centro de Estudos Sociológicos de Juiz de Fora (fundador e presidente); Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, MG; Comissão Mineira de Folclore – Belo Horizonte, MG; Fundação José Luiz Pasin – Roseira, SP; Associação dos Cavaleiros Templários do Brasil; Ordem dos Bandeirantes – SP; Ordem dos Bandeirantes – MG, Ordem do Mérito e Cavaleiresca de Santo Amaro – SP; Instituto dos Advogados Brasileiros- RJ.

No Colégio Brasileiro de Genealogia, foi admitido em 12 de setembro de 1988 e eleito Titular em 23 de janeiro de 1989.

Detentor de inúmeras condecorações e prêmios na área da cultura,  foi autor de inúmeros trabalhos em diversas áreas: romance, crônicas, contos, história regional, ensaios, poemas, trovas e genealogia – estes, referentes às famílias estabelecidas na região de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Publicou, dentre outros:

  • Mariano Procópio Ferreira Lage –  sua vida, sua obra, sua descendência – 1961;
  • Francisco Baptista de Oliveira, um pioneiro – sua vida, sua obra, sua descendência – 1967;
  • Italianos em Juiz de Fora – Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora – 1971;
  • Italianos em Juiz de Fora – Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora – 1973;
  • Engenheiro Henrique Halfeld – sua vida, sua obra, sua descendência – 1975;
  • Minhas Raízes – in Badalo do sino: memórias – 1986;
  • Os Sírios em Juiz de Fora – 1988;
  • A Fazenda da Borda do Campo e o inconfidente José Aires Gomes – 1992.
Volatr ao topo