Maurilio Augusto de Almeida

Nasceu em 08 de junho de 1926 em Bananeiras, Paraíba, filho de Pedro Augusto de Almeida e Maria Eulina Rocha de Almeida. Faleceu no dia 14 de junho de 1998, aos 72 anos.

Médico, era professor titular e fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba, tendo recebido o título de Professor Emérito. Foi também professor da escola de Enfermagem Santa Emília de Rodat, na Paraíba. Membro de várias  entidades médicas: Sociedade de Medicina e Cirurgia da Paraíba, Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Sociedade Brasileira de Bacteriologia e Sociedade Interamericana de Patologia.

Além da medicina, que era sua paixão, dedicava-se à leitura, posuindo uma biblioteca com cerca de 50 mil livros catalogados.

Pertenceu também à Academia Paraibana de Letras, à Academia Brasileira de História, ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, ao Instituto de Genealogia e Heráldica da Paraíba, à Academia de Artes e Letras do Nordeste, à Sociedade Brasileira de Escritores Médicos e à Academia Riograndense de Letras.

No Colégio, foi aceito como sócio em 11 de outubro de 1988, tornando-se Titular em 23 de janeiro de 1989.

Homem de sociedade, culto, inteligente, além dos inúmeros trabalhos sobre sua especialidade, como genealogista e historiador publicou várias obras importantes, entre elas:

  • Presença de D. Pedro II na Paraíba;
  • Diogo Velho Cavalcanti de Albuquerque, o Visconde de Cavalcanti;
  • Rodolfo Garcia, a história de sua vida na vida da História;
  • O Barão de Araruna e sua prole;
  • No tempo brasileiro de D. João VI;
  • Lembrando Pedro Augusto de Almeida em seu centenário.
Volatr ao topo