O Colégio

Em sua sede, o Colégio guarda seu bem mais precioso: um arquivo de fichas, com todos os casamentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, desde 1616 até início do séc. XX. Este arquivo foi organizado por sócios fundadores e outros que, nas décadas de 1950/60, se dispuseram a ajudar na leitura dos livros antigos das freguesias da cidade e nas anotações dos respectivos assentos.

Além do arquivo de fichas, o CBG dispõe, ainda, de uma significativa biblioteca especializada, que há muito ultrapassou os mil volumes.

O uso da biblioteca está restrito apenas aos associados CBG e IHGB. As fichas de casamentos no Rio de Janeiro são franqueadas também aos sócios CBG e IHGB, admitindo-se o uso por não-associados, mediante pequena contribuição, destinada à conservação e manutenção do arquivo.

O Colégio, contudo, não realiza pesquisa genealógica  para terceiros, nem à distância. Não há quadro de funcionários, e o trabalho administrativo e de atendimento é feito pelos próprios diretores, que atuam em caráter voluntário, e são, eles próprios, estudiosos de sua história familiar.

Para difundir os trabalhos genealógicos, o Colégio publica, periodicamente, uma revista chamada “Brasil Genealógico”, de conceito incontestável, além de vender publicações de sócios e promover encontros e palestras segmentadas para a genealogia.

Mantém estreitos laços com entidades culturais afins e, na medida de suas possibilidades, busca colaborar com órgãos públicos em iniciativas que envolvam História da Família. Periodicamente proporciona a sócios e convidados visitação a locais de interesse histórico.

Em consoante afinidade de objetivos com o IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o CBG tem sede em espaço cedido no décimo-segundo andar do Instituto, na Avenida Augusto Severo, 8, bairro da Glória, no Rio de Janeiro.

É mantido pela contribuição anual de seus associados, residentes não só no Brasil como em diversos outros países. Seu quadro social é extremamente diversificado, composto de interessados atuantes em inúmeras atividades profissionais, prova de que a genealogia não escolhe nenhum segmento especial para deixar-se cativar.

Atualmente, é este o horário de atendimento para consulta/pesquisa:

3ª-feira – de 14 às 17 horas.

Av. Augusto Severo, 8 / 12º andar – Glória
20.021-040 RIO DE JANEIRO – RJ
CNPJ: 31.886.542/0001-37
Tel. (55) 21 2221-6000 – somente nos horários de atendimento