Coleção Cadernos Genealógicos CBG

A ideia da Coleção Cadernos Genealógicos CBG surgiu na primeira gestão de Carlos Eduardo Barata, em 2006. Por inúmeras razões, somente em 2012, na atual gestão, houve condições de desenvolvê-la de maneira efetiva, chegando à publicação em 2013.

Seu objetivo é disponibilizar – à comunidade genealógica e a quantos mais se interessem por História da Família, e mesmo História em geral – trabalhos inéditos legados ao CBG por familiares de associados falecidos, e/ou disponibilizados por associados ainda em atividade, que não pretendem editá-los de outra maneira que não por meio do Colégio, cedendo assim seus direitos, com o pensamento voltado para a cultura e o conhecimento.

O trabalho de digitação, editoração, composição de capa e tudo o mais que envolva a publicação dos volumes desta Coleção constituem-se obra de dedicação dos diretores CBG, em pleno exercício de voluntariado.

O Colégio Brasileiro de Genealogia espera que aquele que utilizar/tiver em mãos qualquer dos volumes de sua Coleção Cadernos Genealógicos CBG, e dele usufruir como elemento útil e valioso para algum de seus propósitos, tenha em mente que isto só foi e é possível em razão do amor de alguém pela Genealogia.

 

1º volume – Glossário Genealógico e Histórico

de Hugo Forain Jr.

Esta obra não é um dicionário. É um elucidário dirigido a genealogistas e historiadores, sejam eles iniciantes ou mais experientes e destina-se, particularmente, à explicação de termos mal conhecidos. Seus verbetes são palavras, expressões, frases e citações, encontrados em assentos civis e religiosos; obras de Genealogia, História e Heráldica: testamentos e inventários; processos de habilitação matrimonial e de genere, além de outras fontes correlatas.

Adquira aqui

 

2º volume – Primeiros Livros de Batizados e Óbitos de Soledade de Itajubá/MG (1752 – 1797)

de José do Patrocínio Lefort, Monsenhor

Monsenhor Lefort foi um pesquisador cuidadoso, conhecido pelo respeito às fontes. Suas pesquisas baseavam-se no Sul de Minas Gerais, sua região natal. Entregue por ele ao CBG, o trabalho aqui apresentado teve mantida a composição das páginas datilografadas pelo próprio autor, que trazem, de maneira ordenada e didática, a compilação dos primeiros livros de batismos e óbitos da então Soledade de Itajubá, hoje Delfim Moreira, MG.

Adquira aqui

 

3º volume – Anotações genealógicas de Campanha/MG, incluindo batizados 1745-1784

de José do Patrocínio Lefort, Monsenhor
O autor está descrito na apresentação do 2º volume, acima.

Entregue há décadas ao CBG pelo autor, este trabalho contém suas anotações genealógicas. Foi mantido o conteúdo, dando-se apenas uma apresentação mais didática, com atualização de grafias. Foram acrescentados: brevíssimo glossário; relação das localidades citadas, Brasil e Portugal, com seus nomes atuais (visando facilitar a pesquisa em documentos primários); e índice onomástico.

Adquira aqui.