CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia

O CBG é uma associação de genealogistas, não faz pesquisas para terceiros

Bem-vindo à nossa Página

Esta é a página do CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia, associação cultural civil, sem fins lucrativos,  com sede no Rio de Janeiro-RJ. Fundado em 24 de junho de 1950, o Colégio (= colegiado) é conceituado no exterior e referência no Brasil, tendo por objetivo estatutário o estudo e a investigação genealógica das famílias brasileiras e das famílias estrangeiras radicadas no Brasil.

É um sítio em permanente movimento, onde a busca do passado e das origens mostra-se dinâmica e atualizada, indo além da abordagem simplista do mero arrebanhar de nomes e datas, ou do desejo de descobrir um brasão familiar.

Nesta página esperamos a visita de pesquisadores que se integrem na base da moderna abordagem genealógica, adotando o conceito de que a genealogia deve ser tomada como uma ciência; e de estudiosos de qualquer estágio, que encarem a genealogia “como uma extensão da própria História da Família, levando em conta a inserção política e econômica dos fatores sociais de cada grupo familiar e o seu cotidiano”*.

Aqui, pouco a pouco, se agregarão artigos, livros, teses, gráficos, arquivos, instruções, orientações, endereços, idéias, experiências, divulgação de eventos – enfim, tudo o que possa ajudar e agradar ao genealogista iniciante e ao mais experiente. Um esclarecimento, tendo em vista várias mensagens recebidas por meio da seção Fale Conosco: o Colégio Brasileiro de Genealogia não faz pesquisas genealógicas, não constando de seu quadro administrativo – formado por voluntários – pessoal disponível para tal.

Esta é uma página em constante construção. Ajude-nos a fazê-la grande como a instituição que representa.

* Revista do Instituto Genealógico da Bahia, nº 22, edição comemorativa dos 60 anos – 2005.