CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Regina Lúcia Cascão Viana
Sócios Titulares

Regina Lúcia Cascão Viana

Nasceu a 05 de abril de 1948, na cidade do Rio de Janeiro, filha de Mario da Rocha Vianna Filho e Maria da Gloria Cascão Vianna. Por ter nascido depois da reforma ortográfica de 1943, que, entre outras resoluções, terminou com as letras duplas, e por absoluta intransigência do oficial do Cartório, seu sobrenome ficou diferente dos pais e dos irmãos mais velhos.

Formou-se Professora de Curso Primário pelo tradicional Instituto de Educação, da rua Mariz e Barros, no Rio, em 1965. Trabalhou no magistério oficial do município, onde foi regente de turma, Secretária de Escola, Subdiretora/Diretora-Adjunta, Auxiliar de Chefia de Distrito Educacional e funcionária do Gabinete Diretor do Instituto de Nutrição Annes Dias. Abandonou o magistério em 1981 quando, aprovada por concurso, assumiu cargo efetivo no  Banco do Brasil, onde também exerceu diversos cargos comissionados: Encarregado de Serviços Básicos, Assistente de Supervisão, Supervisor, Gerente de Equipe, Chefe-adjunto de CESEC – Centro de Serviços e Comunicações. Por absoluto desencanto com os rumos que seguia a Instituição, espoliada por sucessivos governos, aderiu a Plano de Demissão Voluntária em 1996 e deixou o Banco.

É formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro. Possui diversos cursos de especialização e aperfeiçoamento nas áreas onde atuou. É, também, Guia de Turismo Regional, formada pelo SENAC.

Divorciada, tem um casal de filhos maiores e uma neta nascida em 2016. É poetisa bissexta.

Seu interesse pela genealogia vem da maturidade, quando teve mais tempo para buscar a origem de seu tão incomum sobrenome. Daí a apaixonar-se e dedicar toda a sua atenção às pesquisas genealógicas, foi um átimo. Seu foco de atenção é Pernambuco, de onde vem sua ascendência materna.

É membro da Associação dos Amigos e Ex-alunos do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, do Instituto Genealógico da Bahia, da ASBRAP – Associação dos Pesquisadores de História e Genealogia, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, além de sócia correspondente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Foi admitida no CBG em 08 de novembro de 2001, eleita Sócia-Adjunta em 18 de fevereiro de 2004 e Sócia Titular (ocupante da Cadeira 28 – cujo patrono é o pernambucano Orlando Cavalcanti) em 08 de agosto de 2006. Diretora 1ª Secretária nos biênios 2006-2007, 2008-2009 e 2010-2011 e Presidente nos biênios 2012-2013 e 2014-2015.

São de sua autoria os livros:

  • Genealogia da Família Cascão – Rio, 2002;
  • Pereira Lima, uma família pernambucana – Rio, 2006;
  • Do Porto ao Recife – Os Pinto de Lemos – Rio, 2008.
  • Raízes à beira do Capibaribe – Os Moura Mattos – em andamento.