CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Luiz Alberto da Costa Fernandes
Sócios Titulares

Luiz Alberto da Costa Fernandes

Nasceu no bairro Lins de Vasconcelos, na cidade do Rio de Janeiro-RJ em 03.07.1946. Engenheiro aposentado. Filho de Erico Bacellar da Costa Fernandes, vice-almirante reformado da Marinha do Brasil, e de Maria Célia da Costa Fernandes. Casado com Deir Dias da Costa Fernandes, comerciante, filha de Ivo Martins Dias, tabelião-substituto da 14ª Circunscrição do Registro Civil e de Zilda da Silva Dias. Pai de 3 filhos: Luiz Eduardo, Engenheiro de Produção, Gerente, n. Rio, 29.12.1974 ; Luiz Rodrigo, – Administrador de Empresas, Bancário, n. Rio, 08.08.1976 e de Luiz Gustavo, Engenheiro de Produção, n. Rio, 28.08.1986.

Engenheiro Mecânico de Projetos, pela Universidade Católica de Petrópolis, 1970; Extensão universitária: Curso de Administração e Gerência – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1978; Curso de Organização e Métodos – IAG/PUC – Rio de Janeiro.

Vida Militar:
Aspirante em 1966 do Curso de Preparação de Oficiais do Exército – CPOR/RJ – Arma de Engenharia – Estágio de Instrução no 1° Batalhão de Engenharia de Combate – Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ em 1967.

Vida Profissional
Engenheiro na VARIG – desde 04 de Junho de 1971, tendo exercido ali os cargos e funções de Chefe do Setor de Sistemas Operacionais; Chefe de Divisão de Processamento de Dados da Diretoria; Chefe da Divisão de Sistemas e Métodos da Diretoria de Manutenção na Área Industrial. Em 1990 passou a integrar a Equipe de Implantação da Qualidade Total (TQC) na Diretoria de Engenharia e Manutenção. Em 1995 foi transferido para a Gerência de Projetos Estratégicos, ligada à Diretoria de Planejamento.

Participou em 1997 do Consórcio Brasil-Alemanha para o estudo da implantação de um trem-bala entre o Rio-São Paulo-Campinas; e do Projeto da Nova Marca VARIG, que incluiu a nova pintura e re-configuração de todos os interiores das aeronaves. Quando a VARIG se incorporava a uma das primeiras Alianças Globalizadas do Transporte Aéreo: a Star Alliance (United Airlines, Lufthansa, VARIG, Air Canadá, Thai Airways e SAS), foi representante da VARIG para o Comitê PSO – Project Support Office – Grupo encarregado de estabelecer, implantar e manter os procedimentos de Comunicação, Documentação e Gerenciamento de Projetos a serem seguidos por toda a Star Alliance.

Aposentou-se da VARIG em 31 de outubro de 2001.

Genealogista e pesquisador. Participante de diversos grupos de discussão em genealogia pela Internet. Sócio Honorário do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba-PI. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Membro da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá, Cadeira nº 2, Patrono Maestro Anacleto Augusto de Medeiros. Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Cadeira nº 31, Patrono Gen Ex Aurélio de Lyra Tavares.

Violonista amador, com preferência pela MPB – Música Popular Brasileira, admirador de Baden Powell, Toquinho, Vinicius de Moraes, Paulinho Nogueira, Cartola, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Jorge Benjor, Tom Jobim. Amante da fotografia, com interesse no Brasil Antigo e a Ilha de Paquetá.

Obras publicadas:
Apontamentos Genealógicos das Famílias Costa Fernandes, Bacellar, Perry, Braga e Aliadas – em dois tomos, 2005;

Paquetá – Eu Era Assim em 2003-2004-2005- trabalho em multimídia, estudo fotográfico organizado em temas, sobre a Ilha de Paquetá, 2005;

Dom João e o Solar do Brigadeiro em Paquetá – estudo para comprovação da permanência de Dom João VI na Ilha de Paquetá, com levantamento histórico-genealógico do Brigadeiro [de Milícias] Francisco Gonçalves da Fonseca, proprietário do Solar onde se hospedava Dom João, hoje denominado “Solar D’El Rey”, 2008;

Trilogia Genealógica: Cabrita, Camisão, Cony – Engenheiros Militares no Brasil do Século XIX – estudo genealógico das famílias dos Engenheiros Militares Ten-cel João Carlos de Vilagran Cabrita, Patrono da Arma de Engenharia do Exército; Cel Carlos de Moraes Camisão, da célebre Retirada da Laguna; e o Brigadeiro Jacinto Desidério Cony, 2008.

Antigas Famílias Amigas do Brigadeiro de Paquetá – Pesquisas genealógicas abrangendo as famílias: I)  do Brigadeiro de Milícias Francisco Gonçalves da Fonseca,  II) Pinto Serqueira,  III) Fortunato de Brito e  IV)  Saldanha da Gama. Inclui ainda dados históricos sobre alguns ícones da Ilha de Paquetá, tais como o “Solar D’El Rey”, a Capela de São Roque, etc., bem como diversos dados relacionados com a Revolta da Armada e a Ilha de Paquetá, 2010.”

Exceto o citado estudo fotográfico em CD, suas obras, em livros, estão disponíveis para consulta, dentre outros Centros de Cultura: Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Colégio Brasileiro de Genealogia, todos no Rio de Janeiro.