CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Luís Edgar de Andrade Furtado
Sócios Titulares

Luís Edgar de Andrade Furtado

Nasceu em Fortaleza, Estado do Ceará,  em 17 de março de 1931, filho de Manuel Antônio de Andrade Furtado e Maria Dilara Bezerra de Meneses.

Licenciou-se em Filosofia na Faculdade Católica de Filosofia, em seu estado natal, em 1952, tendo sido professor de Filosofia no curso secundário. Formou-se, também, em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1953, e está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro.

Estudou comunicação no Centre de Formation des Journalistes e no Institut Français de Presse, em Paris. Começou a atividade jornalística no diário O Nordeste, de Fortaleza. Trabalhou, também, nos Diários Associados do Ceará. Transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1956, como repórter da revista O Cruzeiro. Morou na França entre 1959 e 1965 e neste período foi correspondente do Jornal do Brasil e da revista Manchete.

De 1965 a 1967, dirigiu, no Rio de Janeiro, a Editoria Internacional do Jornal do Brasil. Passou o ano de 1968 no Vietnam, com correspondente de guerra. Em 1969, ganhou o Prêmio Esso Nacional de Jornalismo com uma série de reportagens sobre psicanálise.

De 1969 a 1973 residiu em São Paulo, onde foi repórter da revista Realidade, além de editor do jornal O Estado de São Paulo e da revista Exame.  De volta ao Rio, trabalhou na Rede Globo de Televisão, de 1973 a 1985, tendo sido editor-chefe do Jornal Nacional e chefe da redação. É um dos autores do Manual de Telejornalismo da Rede Globo, editado em 1985. Também dirigiu a redação da Rede Manchete de Televisão.

Casou-se com Maria Teresa de Toledo Andrade, paulista, psicóloga. O casal teve três filhas: Maria Isabel, Ana Bárbara e Constança.

Há muitos anos dedica-se à pesquisa genealógica, tendo trabalhos sobre as famílias Castelo Branco e Saraiva Leão, na Revista do Instituto do Ceará, na revista Itaytera do Instituto Cultural do Cariri (Crato, Ceará), no jornal O Globo e em outras publicações.

Entre outros, são de sua autoria:

  • O Licenciado Plácido Francisco de Assis Andrade e seus descendentes;
  •  Andrade Furtado: raízes e origens;
  • Notícia histórica dos Castelo Branco do Ceará e da Paraíba;
  • Os Bezerra de Ponte de Lima e Viana do Castelo.