CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Francisco Teotônio da Luz Neto
Sócios Titulares

Francisco Teotônio da Luz Neto

Teotônio Luz, como é conhecido, nasceu a 23 de abril de 1941 no lugar “Gentio”- Picos (PI), filho de Vital Teotônio da Luz e Maria Stela de Jesus. É casado com Teresinha de Jesus Melo Lobão Luz, tendo duas filhas Sandra Lobão Luz e Soraia Lobão Luz Tiussi, esta casada com Marcos Hamilton Tiussi, que lhe deram o primeiro neto Matheus Teotônio Lobão Luz Tiussi. Escritor, poeta, contista, pesquisador, genealogista, funcionário aposentado do Banco do Brasil, professor, advogado, economista, técnico em Contabilidade. Pós-graduado em Engenharia Econômica, em Administração Financeira e em Orçamento Público. Sempre de vida atuante, participou de vários Cursos, Jornadas, Simpósios, Encontros, Seminários e Grupos de Trabalho.

Fundador (e Presidente em três mandatos) do Cine-Clube Teresinense, Presidente de Associação Atlética Banco do Brasil e havendo fundado e presidido Grêmio Lítero-Cultural. Participou das Diretorias da União Piauiense dos Estudantes Secundários do Piauí, de Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil, do Sindicato dos Bancários do Piauí, da Federação dos Bancários do Norte e Nordeste do Brasil e exerceu várias funções em Comissão, inclusive de chefia, na Área de Planejamento e Administração Estratégica na Direção Geral do Banco do Brasil.

Foi aprovado em nove concursos públicos, destacando-se: o de Promotor Público, obtendo o 1º lugar; o de Auditor da Secretaria da Fazenda do Piauí, classificado em 3º lugar; o do Banco do Brasil, classificado em 7º lugar e ainda os de Inspetor do Trabalho do Ministério do Trabalho; de Procurador Autárquico do Serviço Público Federal e de Fiscal de Tributos Federais do Ministério da Fazenda.  Recebeu várias premiações, destacando-se: “Diploma e Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo”, do Ministério do Exército; Concurso “A Origem do Estado” e, no segmento literário, recebeu prêmios de poesias, como o do Diretório Acadêmico João XXIII, da Universidade Federal do Piauí; de Contos, com o livro Fragmentos de Vida – 1º lugar, com o Prêmio Governador Chagas Rodrigues do Piauí e de Romance, com Destinos.  Participou dos livros: A Nova Poesia Brasileira (1985); Literatura Brasileira (1986 e 1987); Escritores Brasileiros (1986 e 1988); Cascata de Versos (1987); Poetas Brasileiros de Hoje (1988);  Seleta em Prosa e Verso (1998) e Poesias e Trovas de Ouro (1998).  Constou: do Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos – Adrião Neto (1993 e 1995); da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea (1998); do Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos e Home Page em Site Especial da Internet – Adrião Neto (1998 e 1999); do Endereçário de Poetas organizado por Abel Beatriz Pereira, com mais de 3.000 poetas brasileiros e do exterior (1999) e do Dicionário de Escritores de Brasília, 2a. Edição, organizado e editado por Napoleão Valadares (2003). Participou das Coletâneas: Passarela de Escritores – Adrião Neto e Rego Filho (1997); Intimidade Poética – Ivone Vebber (1998) e Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso – Adrião Neto (1999). Participou das Antologias: Antologia  Del’Secchi – Volume  VII (1998) e Volume VIII (1999);  I Antologia Literária – UNIPAR – Universidade Paranaense (1998) e Antologia de Poesias, Contos e Crônicas Scortecci para o Salão Internacional do Livro de São Paulo (1999).  Publicou trabalhos na Revista Argila – Ano XV, editada pela Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (1998) e no Jornal Imprensa Literária, do Rio de Janeiro-RJ, em (maio/2000).

Membro Correspondente da Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni, em Petrópolis-RJ; da Academia Taguatinguense de Letras – ATL, em Taguatinga-DF. Sócio Correspondente do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica em João Pessoa-PB. Membro da União Brasileira de Escritores do Piauí – UBE-PI. Eleito pelas Assembléias Gerais Extraordinárias de 30.04.2004, como Sócio Adjunto e de 05.10.2009, como Sócio Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia – Rio de Janeiro. Sócio Efetivo da Sociedade de Cultura Latina de Santa Catarina (SCL-SC).  Diploma de Amigo da publicação A FIGUEIRA, de Florianópolis-SC. Associado Efetivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP, de São Paulo-SP. Acadêmico de Mérito da Accademia Internazionale “TRINACRIA” – Lettere – Arte – Scienze, de Messina – Sicilia – Itália. Acadêmico Efetivo da Academia de Letras da Região de Picos-Piauí-ALERP e Membro Efetivo da Associação Nacional de Escritores – ANE, de Brasília-DF.

Bibliografia:

  • Minha Agência, Minha Cidade;
  • Planejamento Geral e Integrado do Banco do Brasil – Abordagem;
  • Estrutura Produtiva do País e Participação da Assistência Creditícia do Banco do Brasil por Unidade da Federação e por Setor da Economia;
  • Sistema de Planejamento e Controle do Banco do Brasil – Roteiro Metodológico, como Integrante do Grupo de Trabalho do Projeto Banco Múltiplo;
  • Políticas e Diretrizes para o Conglomerado Banco do Brasil, como Participante e Coordenador do Grupo de Trabalho;
  • Fragmentos de Vida (contos);
  • Destinos (Romancete);
  • Genealogia da Família Luz, com 948 páginas, em tamanho de 21x28x5cm, capa dura e ilustrações coloridas (2003);
  • Resenha Histórica sobre Lançamento do Livro Genealogia da Família Luz (2004);
  • O Sentir da Vida – poesias, em preparo final,

e vários outros trabalhos escritos.