Jean-Pierre Longueteau

Filho de Pierre Longueteau,agricultor e de Paulette Rabaud, dona de casa, nasceu na França em Boutenac-Touvent, pequena cidade da costa atlântica, vizinha das grandes regiões viti-vinicolas de Bordeaux e de Cognac, no dia 15 de Março 1947.

Neto materno de Emmanuel Rabaud e Emma Moreau e paterno de André Longuetaud e Inês Loubinaud.

Formado, na Europa, em Agronomia, em Técnicas Financeiras e Contabilísticas , em Marketing e Comunicação, e em Administraçõ deEmpresas.

Devido às suas origens rurais, trabalhou sempre em  Agro-Negócios, iniciando a sua carreira em 1968 como fundador de uma das primeiras cooperativas de frutas e legumes de tipo comercial , continuando em varias áreas (adubos, fitosanitários) na BASF, tornando-se, depois,  acionista e responsável comercial de um agro-negócio regional e, por fim, Diretor Comercial da Bayer na França em 1981.

Nessa empresa, assumiu responsabilidades cada vez maiores em varios países, tornando-se Diretor para Brasil e América do Sul no setor “Cropscience”. Hoje aposentado oficialmente na França, continua dando algumas consultorias no Brasil.

Foi também Presidente do Conselho Diretor da Andef ( associação brasileira das empresas de defesa das culturas com P&D) e Vice-Presidente da Croplife America.

Pai e avô de um primeiro casamento na França, casou-se, novamente, no Brasil, há pouco mais de 15 anos, com uma brasileira nascida em Minas Gerais.

Membro de várias instituições genealógicas na França, ele dedica ,também,bastante tempo às pesquisas “in situ” e,por isso, viaja bastante.

Criou o site Jotapê Eliza, que aborda a ” Trajetoria histórica e exaustiva das famílias Costa-Castro e Rabaud-Longueteau e aparentados”, estritamente reservado aos familiares, e que atinge a marca de perto de 100.000 nomes, que justifica a visita a arquivos em vários países e estados.

Paralelamente, contribui com obras de vários pesquisadores genealogistas,  diretamente ou como correspondente.

Volatr ao topo