CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Jorge Bastos Furman
Sócios Colaboradores

Jorge Bastos Furman

Filho de Carlos Furman Z’L e Maria Isaura Bastos Furman, nasceu no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, no dia 31 de dezembro de 1956. Neto materno de Bernardino Bastos e Leontina (da Fonseca) Trindade Bastos. Neto paterno de Chaim (Jaime) Fuhrmann Z’L e Dina (Akerman) Fuhrmann Z’L.

Engenheiro Cartógrafo, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ em 18 de dezembro de 1981. Pós-graduado “Lato Sensu” em Metodologia do Ensino Superior pela Associação do Ensino Superior São Judas Tadeu em 1991. Pós-graduado “Lato Sensu” em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes – UNICAM  em 2010.

Integrou o serviço ativo da Força Aérea Brasileira – FAB, como Oficial (1º Tenente) do QCOA – Quadro Complementar de Oficiais da Ativa, no período de 1988 a 1997, estando na Reserva Não Remunerada (R2) atualmente.

Exerceu docência na antiga Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro – ETFQ-RJ,  Unidade de Nilópolis, como Professor de Topografia e Hidrologia em 1998. Instrutor de vários cursos na FAB, realizados no III COMAR – Terceiro Comando Aéreo Regional (Rio de Janeiro) e ILA – Instituto de Logística da Aeronáutica (Guarulhos – SP), no período de 1988 a 1997. Atualmente, trabalha para a FAB, na CISCEA – Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Rio de Janeiro), desde 04 de janeiro de 1999.

Membro/associado : do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (São Paulo – SP), da Associação de Cartofilia do Rio de Janeiro – ACARJ ; do Memorial Judaico de Vassouras-RJ,  fazendo parte da Diretoria por 4 mandatos consecutivos (2006-2008, 2008-2010, 2010-2012 e 2012-2014); e do Colégio Brasileiro de Genealogia desde 29.03.2001.

Autor das seguintes publicações técnicas e acadêmicas:

  • “O Mercado de Trabalho do Engenheiro Cartógrafo” – Monografia apresentada na conclusão do Curso de Pós-graduação de Metodologia do Ensino Superior – 1991;
  • “O Projeto do Arco Metropolitano e a sua influência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro” – Monografia apresentada na conclusão do Curso de Pós-graduação em Gestão Ambiental – 2010.

Atividades acadêmicas realizadas:

  • Orientador de Topografia no Projeto “Avaliação de Rede Sanitária em Comunidades e o Processo de Implantação de Programas de Educação Ambiental” da ETFQ-RJ – Unidade de Nilópolis, aplicado em uma comunidade de Edson Passos, Município de Mesquita – RJ – 1998.
  • Expositor de Cartofilia com o tema “A Baixada Fluminense ontem e hoje nos cartões-postais” na “I Semana de Extensão do Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – Periferia Sustentável”, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 26 de outubro de 2007.

Trabalhos apresentados em seminários e congressos:

  • “Breve Relato da Contribuição dos Judeus e Cristãos-novos à Cartografia, Astronomia e Navegação” – IV CONFARAD – 4º Congresso da Cultura Sefaradi – São Paulo – SP – 2006;
  • “Imigração Judaica no Rio de Janeiro” – Seminário “Um Ano Sem Frieda Wolff Z’L”, Rio de Janeiro – RJ – 2009.

As pesquisas genealógicas centram-se nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo; e nos seguintes países: Portugal, Argentina, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e Israel.