João Dias Rezende Filho, Pe.

Primogênito de João Dias Rezende e de Rita de Cássia Barbosa Pecegueiro, nasceu em 31 de julho de 1981, em São Luís, capital do Estado do Maranhão.

Neto paterno de Natanael Farias de Rezende e Enésia Miranda Soeiro Dias. Neto materno do prof. Mário Corrêa Pecegueiro e Tamar Pires Ferreira Barbosa. Pelo ramo da avó materna, tem entre seus avoengos Gervásio Pires Ferreira, o líder da Revolução Pernambucana de 1817 e deputado geral do Império, e o mestre-de-campo João Paulo Diniz, colonizador do norte do Piauí e de parte do Maranhão.

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA, em São Luís (2003); licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA (2012), também em S. Luís. Ordenado diácono em 2013 e no mesmo ano ordenado padre.

Colaborador em vários jornais do Maranhão, como o Jornal do Maranhão, da Arquidiocese de São Luís, do qual também era membro do Conselho Editorial; O Estado do Maranhão e o Jornal Pequeno.

Associado Efetivo da ASBRAP – Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (São Paulo-SP) e da Confraria dos Bibliófilos do Brasil (Brasília-DF). Membro do Conselho de Administração e vice-representante, em São Luís-MA, do Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora – IDII. Admitido como associado Efetivo (então denominado Colaborador) no Colégio Brasileiro de Genealogia (Rio de Janeiro-RJ) em 10.01.2011.

Suas pesquisas genealógicas abrangiam, sobretudo, famílias do Maranhão e Pìauí. Foi autor de vários artigos genealógicos, dentre os quais se destacam:

– O Comerciante Joaquim Júlio Corrêa – Revista da ASBRAP nº 16, 2010;

– Subsídios Genealógicos sobre os Pecegueiros – idem, nº 17, 2011;

– Dona Ana Joaquina Jansen Pereira e seu nascimento – Jornal Pequeno, 2021.

Faleceu dois meses antes de completar 40 anos de idade, em 6 de maio de 2021, em sua cidade natal.

Volatr ao topo