CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Itapuan Bôtto Targino
Sócios Colaboradores

Itapuan Bôtto Targino

Nasceu em João Pessoa-PB a 10 de maio de 1938, filho de Anananias Targino Ferreira Pontes e de Maria da Penha Bôtto Targino. É casado com a profª Regina Rodriguez Bôtto Targino, sendo pai de Marielza, Estevam (bacharéis em Direito) e Itapuan (médico), e avô de Antonio Carlos e Gabriel José.

Ex-aluno Marista, ingressou no Colégio Pio X em 1948,  estudou no Liceu Paraibano onde concluiu o 2º grau. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais (1956-1960) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, licenciou-se em Pedagogia/Administração Escolar (1973/1975) pela mesma Universidade.

Entre outros cargos e funções, foi Diretor Administrativo e Procurador Jurídico do Departamento de Estradas de Rodagem DER-PB; Oficial de Gabinete do Prefeito de João Pessoa; Secretário Municipal de Educação de João Pessoa (duas vezes); fundador e primeiro presidente (1985) do Conselho Municipal de Educação de João Pessoa. Professor e diretor da Escola Técnica Federal da Paraíba, hoje Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba – CEFET e Superviro das Escolas Técnicas Federais, em Brasília-DF. Secretário Geral da Assembleia Legislativa da Paraíba. Presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, onde instalou o Conselho Curador. Chefe do Cerimonial do Governo do estado da Paraíba. Chefe de Gabinete do Governador, quando respondeu pela Casa Civil. Diretor do Instituto do Patrimônio Historico e Artístico do Estado da Paraíba.

Órgãos de deliberação coletiva: Conselho Curador da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, como reprsentante do Ministério de educação e Cultura – MEC; Conselho Estadual de Educação (3 vezes); Conselho Estadual de Cultura (3 vezes); Conselho Municipal de Educação (2 vezes). Conselhos Regionais do SENAI, do SENAC e do CNEC; Conselho regional da CNEC; Conselhos Consultivos do Comitê Nacional do Cerimonial Público – CNCP e do Movimento nacional de Preservação Ferroviária – MPF; Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paraibana de Futebol.

Medalhas:

  • “Nilo Peçanha” – Ministério da Educação e Cultura, Brasília-DF;
  • “Coriolano de Medeiros” – ETFPB;
  • “José Maria dos Santos” – IHGPB;
  • “Mérito Tamandaré” – Marinha Brasileira, Brasília-DF;
  • Juscelino Kubitschek” – Conselho Nacional de Diretores de CEFTs, Brasília-DF;
  • “João Pinheiro” – IHGMG;
  • “Mérito Educacional e Cultural” – Prefeitura de João Pessoa-PB;
  • “Cidade de João Pessoa” – Prefeitura de João Pessoa-PB;
  • “Mérito Universitário” – Centro Universitário de João Pessoa, UNIPê;
  • “Mérito Filosófico e Cultural” – Câmara Brasileira de Cultura, São Paulo-SP;
  • “Israel Pinheiro” – Centenário do IHGMG.

Cidadania: Benemérito – Câmara Municipal de João Pessoa-PB; Honorário – Câmaras Municipais de Picuí, Itaporanga, Remigio e Algodão de Jandaíra.

Autor de:  A Propósito de Educação; A Verdade de um Homem Público; Anísio Teixeira – O Educador do século XX; Regimento Interno – a lei da Casa; Patrimônio Histórico da Paraíba; Ademar Vidal e Raul de Góes – personagens da História da Paraíba; Município, Municipalismo e Descentralização; Assim, eu disse… – Notas Biográficas; Hilton Rocha – o humanista; Manual do Cerimonial.

Instituições culturais a que pertence: Instituto de Genealogia e Heráldica da Paraíba; Institutos Históricos e Geográficos: Paraibano, de Minas Gerais e de Goiás; Academias Paraibana de Música (sócio-fundador) e Campinense de Letras, de Campina Grande-PB; Comitê Nacional do Cerimonial Público; Movimento Nacional de Preservação Ferroviária; Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba-SP.

Em 11 de janeiro de 2007.