CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Humberto Gonçalves Reis
Sócios Colaboradores

Humberto Gonçalves Reis

Nascido em São Francisco do Sul, Estado de Santa Catarina, em 30 de setembro de 1971. Filho de Haroldo Gonçalves Reis e de Lucy Gonçalves Reis. Avós paternos:  Haroldo Teixeira Reis e Neida Gonçalves. Avós maternos: Basílio José Gonçalves e Lúcia da Silva Gonçalves.

Formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS no ano de 1995, obteve doutorado em otorrinolaringologia na Universidad Complutense de Madrid no ano de 2004.

Trabalhou como Tenente Médico da Infantaria logo após sua formação, indo posteriormente para o litoral gaúcho, onde trabalhou em diversas prefeituras (Tramandaí, Imbé, Cidreira, Capão da Canoa) em dois momentos: de 1997 a 1998, e de 2000 a 2005, quando mudou-se em definitivo para a cidade de Guanambi-BA, onde iniciou suas atividades de clínica e cirurgia em consultório privado.

Em pesquisas familiares, obteve dezenas de certidões de batismo e casamento em  Florianópolis – SC, do ramo de sua bisavó paterna. Sua bisavó é descendente dos açorianos que colonizaram Florianópolis em meados do século XVIII.

De suas pesquisas científicas, obteve por três anos consecutivos (2007-2008-2009) o Prêmio Painel Científico, concedido pela Faculdade Guanambi.

Obteve em 2012 o grau de Comendador da Ordem da Águia, da Casa Real da Geórgia.

É Regente de uma Organização Social de Interesse Público, com atuação em São Francisco do Sul – SC e Guanambi – BA, cujos objetivos são: preservar o  patrimônio histórico e cultural; fomentar o desenvolvimento social e econômico. Por meio desta ONG (Organização Não Governamental) já doou e financiou obras educacionais e culturais, bem como auxiliou no fomento ao esporte das duas localidades.

É membro da ABORL (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia), da ASBRAP (Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia), da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) e do CCAGbi (Clube do Carro Antigo de Guanambi), do qual foi fundador.

Participou como membro de diretoria, das seguintes entidades: APADA Gbi  (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Guanambi), CGMX (Clube Gutemberg Macedo de Xadrez) e da LDG (Liga Desportiva Guanambiense).

Publicou, em conjunto com seus professores e um colega, um livro de anatomia e fisiologia na área de otorrinolaringologia, editado pela EDIPUCRS no ano de 1997. Ademais, publicou vários artigos científicos no Brasil e exterior (Peru e Espanha).