CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Francisco José dos Santos Braga
Sócios Colaboradores

Francisco José dos Santos Braga

Filho de Roque da Fonseca Braga e Celina dos Santos Braga, nasceu em São João del-Rei, Estado de Minas Gerais, em 16 de fevereiro de 1949. Neto paterno de José da Silva Braga e Josefina da Fonseca Braga; neto materno de Francisco Nestor dos Santos e Brasilina Sebastiana dos Santos. Descende pelo lado paterno das “três ilhoas” e, desde o início do século XIX, do português João da Silva Braga, ferreiro no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, em São João del-Rei – MG.

Graduado em Letras pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, atual Universidade Federal de S.João Del-Rei –UFSJ, em 1971. Mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP, Fundação Getúlio Vargas, em 1983. Bacharel em Música pela Universidade de Brasília – UnB na área de Composição (2008).

Pesquisador e professor de graduação na Fundação Getúlio Vargas [1976-80 e 1985-86]; nas Faculdades Tibiriçá e Faculdade São Marcos [1978]. Palestrante do Instituto de Treinamento e Desenvolvimento de Executivos – ITDE [1978-79]. Fiscal de Tributos Federais e Chefe do Treinamento da Assessoria Especial de Modernização na Secretaria da Receita Federal [1980-1983]. Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo [1983-1988], tendo sido cedido, durante esse período, ao Governo do Estado do Paraná como Assessor do Secretário das Finanças, e ao Governo do Estado de Rondônia como Secretário Adjunto da Fazenda. Consultor Legislativo do Senado Federal [1988-1998], tendo colaborado no processo de Modernização do Senado Federal e fundado o Coral do Senado.

Recebeu a “Comenda da Liberdade e Cidadania”, em 13/11/2011, concedida pelos Municípios de São João del-Rei – MG, Ritápolis – MG e Tiradentes – MG; “Medalha de Mérito Cívico Tomás Antônio Gonzaga”, concedida pela OCIM-Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto – MG a 15/11/2011; “Medalha Comemorativa dos 30 Anos da Academia de Letras de Brasília”, em Brasília – DF, a 20/03/2012.

Participa, como Membro, de várias instituições no País e no exterior, cabendo destacar as seguintes:

  • Académie Internationale de Lutèce, Paris, França;
  • Familia Sancti Hieronymi, Clearwater, Flórida, USA;
  • Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (2º Tesoureiro);
  • Colégio Brasileiro de Genealogia, Rio de Janeiro – RJ;
  • Academia de Letras de São João del-Rei;
  • Academia Valenciana de Letras (Valença-RJ);
  • Academia Divinopolitana de Letras (Divinópolis-MG);
  • Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei – MG;
  • Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (Brasília-DF);
  • Instituto Histórico e Geográfico de Campanha-MG;
  • Instituto Cultural Visconde do Rio Preto (Valença-RJ).

Tradutor de vários livros na área da Administração Financeira de empresas (1976-80) para as Editoras Saraiva, Harper & Row do Brasil e Interamericana; co-autor dos livros “Contabilidade Básica-Um Estudo Programado” e “Contabilidade Básica-Exercícios” para a Editora Saraiva. Na Gráfica do Senado Federal publicou o livro “Manual de Orientação aos Prefeitos (Fontes de recursos para financiamento de projetos) (1993), em co-autoria com o Senador Ney Suassuna, distribuído aos Municípios de todo o País, e o livro “Guia Administrativo (orientação para convênios)” (1994), em co-autoria com o Senador Onofre Quinan,  amplamente distribuído aos Municípios goianos.