CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Esther Caldas Guimarães Bertoletti
Sócios Colaboradores

Esther Caldas Guimarães Bertoletti

Filha de Oswaldo de Souza Caldas e Edith Conde Caldas. Nascida em Coaraci, Estado da Bahia em 30de junho de 1941. Casada com Italo Augustus Guimarães Bertoletti; com 4 filhos e 10 netos. Advogada e jornalista.

Estudou no Colégio Sophia Costa Pinto em Salvador/Ba. Formou-se em Jornalismo (PUC/RJ-1964) e em Direito (UFRJ/RJ-1965). Doutorado em Direito na UFRJ-RJ(1967). Possui curso de especialização em Direito Internacional e Direito Canônico na Itália /Roma, na Universidade Internacional de Estudos Sociais PRO DEO e Pontifícia Universidade Gregoriana. Especialização em Administração de Projetos Sociais na Fundação Getúlio Vargas-Escola Interamericana de Administração/RJ 1979. Doutora Honoris Causa pela UFBA/Instituto de Ciência da Informação/Salvador/BA -2012

Funcionária – Técnica Consultora em Documentação da Fundação Casa de Rui Barbosa e depois na Fundação Biblioteca Nacional (1979-2011), onde coordenou os PLANOS NACIONAIS DE MICROFILMAGEM DE PERIÓDICOS BRASILEIROS E DE RECUPERAÇÃO DE OBRAS RARAS. Coordenou a partir de 1990 o PROJETO RESGATE BARÃO DO RIO BRANCO, de recuperação da documentação manuscrita sobre o Brasil no exterior, no Gabinete do Ministério da Cultura.

Sócia titular do IHGB e do IHGRJ, onde é vice-Presidente. Correspondente de diversos Institutos Históricos estaduais e municipais, e de Academias de História, do exterior. Membro do Real Gabinete Português de Leitura /RJ e do Colégio Brasileiro de Genealogia, onde associou-se em 2005. Membro do Conselho de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde é vice-Presidente e membro do Conselho Consultivo da Fundação Cultural Exército Brasileiro. Possui diversas Medalhas de Honra ao Mérito do Brasil e do Exterior.

Publicou dezenas de artigos em revistas no Brasil e no exterior, e apresentações de livros. Participou em livros de coletâneas de artigos de História. Participou de mais de 120 congressos, seminários e colóquios no Brasil e exterior com apresentação de palestras.

Fonte: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro/Sócios Titulares.