CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Ednéa do Marco Pascoal
Sócios Colaboradores

Ednéa do Marco Pascoal

Nasceu a 16 de janeiro de 1940, em Santos, Estado de São Paulo, filha de Maximino Pascoal e Maria Rosa do Marco Pascoal, ambos santistas. Reside atualmente em Angra dos Reis- RJ.

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae – PUC- SP, com especialização em Sociologia da Religião, e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nove de Julho SP.

Diplomada também pelos Cursos de Ballet da Escola do Teatro Municipal de São Paulo, e de Piano do Conservatório IV Centenário SP-SP.

Professora desde 1959, lecionando em várias instituições de São Paulo-SP  e Angra dos Reis – RJ. Professora de Filosofia, Sociologia e História no Colégio Naval (da Marinha Brasileira) e no Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas, onde foi também coordenadora de área, vice-diretora e diretora.

Produtora de programas infantis de Ballet e música nas antigas TV Record e TV Tupi de Curitiba.

Membro do Conselho Municipal de Cultura, Angra dos Reis – RJ, de 1973 até os dias atuais, e do Conselho Municipal de Turismo, ambos de Angra dos Reis – RJ.

Representante de Angra dos Reis-I Seminário Estadual de Cultura- Petrópolis-RJ. Delegada de Angra dos Reis – I Encontro de Professores de 2º Grau- Teresópolis. Diploma de Honra ao Mérito Cultural-IBES-UNESCO.

Membro do Ateneu Angrense de Letras e Artes, onde já exerceu diversas funções: secretária, vice- presidente, presidente e conselheira; da Academia Paulistana da História; Academia Paulista de História; Instituto  Genealógico Brasileiro; Clube dos Escritores de Piracicaba – SP; Centro de Folclore de Piracicaba – SP; Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG; e da SOAMAR- Sociedade de Amigos da Marinha, onde é atualmente vice-presidente. Associou-se ao Colégio Brasileiro de Genealogia em 08 de junho de 2012.

Palestrante em diversas instituições educacionais e culturais, tais como Centro de Ensino Integrado de Angra dos Reis – CENIAR; CDRH- Centro de Desenvolvimento em Recursos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, Barra Mansa e Parati – RJ; Instituto Brasileiro de Pesquisa e Informática – IBPI; Colégio estadual Leopoldo Américo Miguez de Melo – CELAMM; Centro Educacional Dinâmico;  Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Câmara Municipal de Angra dos Reis-1973 e 2003.

Colaboradora dos jornais: O Giro, A Gazeta de Angra, A Tribuna e Esporte Total e Notícias, onde continua  publicando vários artigos sobre a História de Angra dos Reis. Colaboradora também das Rádios Angra e Opinião, onde há vários anos participa de debates; e da Revista do Clube dos Escritores de Piracicaba com artigos e poesias.

Premiações em poesia:

  • 1994 – 8º lugar – Concurso de Poesia-Ateneu Angrense de Letras e Artes
  • 1995 – 3º lugar – Concurso de Poesia-Ateneu Angrense de Letras e Artes
  • 1998 – 4º lugar – I concurso de Poesia- Biblioteca Municipal Prof. Guilherme Briggs
  • 2002 – 2º lugar – II Almanaque Ecológico da Ilha Grande
  • 2003 – 5º lugar – Concurso  de Poesia -Ateneu Angrense de Letras e Artes
  • 2003 – 1º lugar – Concurso de Poesia de São Bernardo do Campo SP

Publicou vários livros entre eles:

  • As Pastorinhas – 1975;
  • A Educação do Brasileiro – 1986;
  • Caderno de Estudos Sociais – 1994;
  • A Saga de Bartolomeu Antunes – 2000;
  • Catulino – 2006;
  • Angra dos Reis-500 Anos de História – 2010.