CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Cléber Eduardo dos Santos Dias
Sócios Colaboradores

Cléber Eduardo dos Santos Dias

Filho de Armando Pereira Dias e Irene dos Santos Dias, nasceu em Novo Hamburgo-RS a 29 de outubro de 1974. Sacerdote da Igreja Católica.

  • Doutor em Filosofia, área de concentração Filosofia Medieval, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS -2007)
  • Mestrado em Filosofia pela PUCRS (2002)
  • Especialização em Filosofia Medieval na Universidade do Porto – Portugal
  • Especialização no Diplôme Européen d’Études Médiévales em Roma (Paleografia, Diplomática, Edóctica e ciências auxiliares para medievalistas)
  • Especialização em Direito Canônico (Processo Matrimonial Canônico 2008-2011) na PUCRS, – – – Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000)
  • Mestrado em Teologia na mesma Universidade.

Pesquisa principalmente os seguintes temas: Filosofia Medieval, em particular a teoria dos nomes e da abstração ou lógico-linguística de Pedro Abelardo (Petrus Abaelardus 1079-1142), estudo dos processos cognitivos na Idade Média, beatitude/felicidade em Agostinho de Hipona, concepção de Lei em Tomás de Aquino.

Tem se dedicado à tradução de textos latinos medievais e textos italianos pré renascentistas e renascentistas ligados à Filosofia e à Arte. Publicou repertórios bibliográficos de autores/temas medievais. Já ha alguns anos prepara também um Repertório Bibliográfico de Filosofia no Brasil exaustivo e um Dicionário Latim Português.