Christovão Dias de Avila Pires Junior

Nasceu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, em 30 de agosto de 1935. Filho de Christovão Dias de Avila Pires e Maria de Lourdes Pires de Carvalho e Albuquerque. Neto paterno do Ministro STM Garcia Dias de Avila Pires e Maria Luiza Garcez Fróes. Neto materno do Gal. José Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque e Maria Virgínea Cardoso de Castro.

Na sua ascendência é trineto, por linha varonil, duas vezes, do Visconde da Torre de Garcia d’Ávila, Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque. Neto em 7o grau do Cel Domingos Pires de Carvalho, em 12o grau do 1o Garcia d’Ávila com a Índia Francisca Rodrigues, e de Jerônimo de Albuquerque com a Índia Muira-Ubi, Maria do Espírito Santo Arcoverde, e em 13o grau de Diogo Álvares Caramuru com a Índia Catarina Paraguaçu.

Engenheiro de Fortificação e Construção, pelo Instituto Militar de Engenharia – IME (1965), estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro (1947-1953) e diplomou-se Oficial do Exército, pela Academia Militar das Agulhas Negras, na Arma de Engenharia (jan.1956), exercendo diversas funções técnicas e administrativas no Exército Brasileiro. Foi professor de Arquitetura do Instituto Militar de Engenharia – IME e da Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ.
Deixou o Exército em 1969, a pedido, passando a atuar na iniciativa privada, onde exerceu cargos e funções técnicas e de direção em conceituadas empresas de engenharia e de consultoria, dirigindo e coordenando grandes projetos e obras, participando de diversos cursos, seminários e congressos, empreendendo inúmeras viagens à América do Norte e à Europa, sendo atualmente Consultor em planejamento, coordenação e direção de projetos.

Em 1989 fundou e é mantenedor e presidente do Centro Cultural e de Pesquisas do Castelo da Torre, uma Associação que não tem finalidade econômica, constituída com descendentes de Caramuru e Paraguaçu, na sucessão da Casa da Torre, declarado de Utilidade Pública, pelo Decreto de 10.01.94 (Rio de Janeiro), desenvolvendo o Projeto Castelo da Torre, sendo um defensor e lutador pela documentação, preservação e difusão do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, destacando-se as providências para restauração do Castelo da Torre e da Igreja de Nossa Senhora da Graça da Bahia.

Membro/associado de diversas instituições culturais, dentre elas o Colégio Brasileiro de Genealogia, o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, o Instituto Genealógico da Bahia, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.

Para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB participou como membro da Comissão Permanente para Estudos do Meio Ambiente, da Comissão para o Estudo da Prata no Brasil e foi Secretário da Comissão para as Comemorações do IV Centenário do Falecimento do Padre José de Anchieta. Idealizou e coordenou um projeto do IHGB, de âmbito internacional, aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC, MinC, obteve o Patrocínio da TELERJ – Telecomunicações do Rio de Janeiro S.A., promovendo o resgate da Memória e da História da Casa da Torre de Garcia d’Ávila e locais relacionados, compilando, no Brasil e no exterior, informações históricas, técnicas, patrimoniais e culturais, tendo armazenado um acervo único no País.

Entre 2003 e 2007, as principais atividades “in loco” foram interrompidas, por motivo grave de saúde, graças a Deus curado, sendo retomadas com um programa de atividades e (2008-2015), a nível nacional e internacional, destacando-se as recentes comemorações que promoveu em 2009 – CARAMURU 500 ANOS e em 2012 – PARAGUAÇU 500 ANOS, sendo homenageado, em Fátima, Portugal e na Catedral de Santiago de Compostela, na Galícia, Espanha.

Nos últimos vinte e cinco anos, com o desenvolvimento das pesquisas, estudos e projetos. relacionados com a Casa da Torre de Garcia d’Ávila, desde as mais antigas raízes genealógicas no Brasil, em Diogo e Catarina Álvares Caramuru, promovendo e participando de uma sequência de congressos e seminários, nacionais e internacionais, inúmeros trabalhos foram publicados, além de palestras, entrevistas para jornais, revistas e televisão.

Autor e coordenador do livro BRASÕES DE ARMAS – Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, 1a edição digital – Apple. Editora Europa. São Paulo, 2012. ISBN 978-85-7960-122-4, que documenta o monumental acervo de Brasões de Armas, já apresentado em dez exposições temáticas, considerado internacionalmente uma das mais importantes coleções armoriadas, não só do Brasil, mas de todo o Novo Mundo.

Responsável pelo sítio na Internet, que criou, disponibilizou e mantém ininterruptamente, desde 1999, sem finalidade lucrativa, contendo um balanceamento de texto e iconografia, que ao mesmo tempo apresenta aparatos acadêmicos e constitui material para pesquisas e para apoio à Educação Patrimonial, à Cultura e ao Turismo. < www.casadatorre.org.br >

(Biografia apresentada pelo autor em 20.01.2013.)

Falecido no Rio de Janeiro em 21 de outubro de 2021.

Volatr ao topo