CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Ana Maria Vilela Soares
Sócios Colaboradores

Ana Maria Vilela Soares

Nasceu a 13.06.1937 em Carmo do Rio Claro, Estado de Minas Gerais, filha de Edmundo Figueiredo Soares e de Maria Leonor Vilela Soares.  Neta paterna de Sebastião José Soares e de Alice Figueiredo Soares;  neta materna de Joaquim Pio de Carvalho Vilela e de Maria do Carmo Gomes Teixeira Vilela.

Normalista, bacharel e licenciada em História Natural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestra e doutora em Ciências (Histologia)  pelo Instituto de Ciências Biomédicas – ICB da Universidade de São Paulo – USP,  com pós-doutorado no Departamento de Anatomia e Histologia  do “The London Hospital Medical College” da Universidade de Londres.

Professora e Pesquisadora aposentada do então Departamento de Histologia e Embriologia, hoje, Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB/USP, com trabalhos publicados no Brasil e no Exterior.  Dedicou-se ao estudo da secreção celular e da biologia dos tecidos mineralizados, com ênfase na osteogênese e na importância das vesículas da matriz no processo de mineralização.

Associou-se ao Colégio Brasileiro de Genealogia em 17.06.2010.

Publicou, em 2011, pela Editora Plêiade de São Paulo: GENEALOGIA DA FAMÍLIA VILELA DE CARMO DO RIO CLARO-MG.

Continua mantendo atualizados os dados relativos a  esta família, bem como  tem colaborado com outros parentes nos estudos relacionados à genealogia  das famílias Figueiredo e Gomes Teixeira,   na parte relacionada a seus respectivos ramos, assim como o fez com relação a seu próprio ramo,  quando  lhe foi solicitado pelo  Dr. José Américo Junqueira de Mattos, que preparava sua publicação Família Junqueira: sua história e genealogia, lançada em 2004.