Ricardo Teles Araújo

Filho do engenheiro químico Raymundo Araújo, de Tobias Barreto- SE, e de Clarice Teles Araújo, do Rio de Janeiro-RJ, nasceu a 8 de abril de 1955, no Rio de Janeiro. Reside em Copacabana.

Fez suas primeiras letras no Colégio da Companhia Santa Teresa de Jesus, completando seus estudos, primário, ginásio e científico, no Colégio São José, da Tijuca.  Fez engenharia mecânica a princípio na Universidade do Estado da Guanabara, mudando-se no 4º ano para a Fundação Técnico-Educacional Sousa Marques, onde se formou em 1977.

Serviu na Marinha do Brasil desde 1973, assentando como praça especial na Escola de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Foi promovido a 2º tenente do corpo dos engenheiros e técnicos navais, em 1976, continuando até 1979, quando deu baixa para trabalhar na Petrobras, como engenheiro de equipamentos. Trabalhou por quase dez anos em Macaé, desenvolvendo a produção de petróleo em águas oceânicas e ao final de 1989, voltou ao Rio de Janeiro, onde trabalhou nos setores de Engenharia, Materiais, e Exploração e Produção, sucessivamente. É coordenador e secretário de várias comissões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nas áreas de Estruturas Oceânicas, cabos de aço, cabos de fibras, amarras, e correntes e acessórios.

Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da ASBRAP – Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia e da Sociedade Genealógica Judaica do Brasil.

É sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia desde 1990.

Trabalhos publicados:

  • Sergipanos dos séculos XVII e XVIII nos arquivos portugueses – Revista do IHGS;
  • Famílias sergipanas do período colonial – Revista do IHGS;
  • Famílias sergipanas do período colonial (II) – Revista do IHGS;
  • Famílias sergipanas do período colonial (III) – Revista do IHGS;
  • Habilitações ao Santo Ofício – Boletim da Sociedade Genealógica Judaica do Brasil.

Colaborador de Francisco Antonio Doria, no livro Os Herdeiros do Poder.

Volatr ao topo