CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Paulo Fernando Telles Ribeiro

Paulo Fernando Telles Ribeiro

Paperhelpwriting professional, dependable and highly skilled essay writing help writers are always accessible to you to help you out with any type of coursework you want.

Nascido no Rio de Janeiro-RJ em 09 de janeiro de 1942, filho do Contra-Almirante Ayrton Telles Ribeiro e de D. Lutecia Correa Ribeiro. Estudou no Colégio Marista São José (1952/6), no Colégio Santo Inácio 1957/9) e na Faculdade Nacional de Direito (hoje Faculdade de Direito da UFRJ), diplomando-se em 1963 como Bacharel em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UERJ.

Ingressou na carreira diplomática pelo Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, em 1966. Foi Cônsul-adjunto em Milão-Itália (1969-72) ; Segundo-Secretário da Embaixada em Georgetown-Guiana (1972/4) ; Conselheiro da Embaixada em Bonn-Alemanha (1979/83) ; Conselheiro da Embaixada em Jedá-Arábia Saudita (1983/6) ; Conselheiro da Embaixada em Buenos Aires-Argentina (1986/8) ; Ministro-Conselheiro da Embaixada em Berna-Suíça (1992/7) ; Ministro-Conselheiro da Embaixada em Lima-Peru (1997/2000) ; Ministro-Conselheiro da Embaixada em Pretória-República da África do Sul (2001/3) e Cônsul-Geral-Adjunto em Boston-EUA (2004/8).

Representou o Brasil em diversas reuniões governamentais internacionais e foi agraciado com as seguintes condecorações : Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico e Grande-Oficial da Ordem de Rio-Branco (Brasil) ; Cavaleiro do Mérito Melitense, da Ordem Soberana e Militar de Malta ; Grã-Cruz do Mérito da República Federal da Alemanha ; Oficial da Ordem do Mérito por Serviços Distinguidos, do Peru ; e Ordem de Francisco de Miranda (Terceira Classe), da Venezuela. Fluente em  francês, inglês, espanhol, italiano e alemão, idiomas com que se familiarizou nos seus países de residência, em função dos postos diplomáticos que ocupou.

Dedicou parte dos quase 25 anos passados no exterior a pesquisar a genealogia de sua família. Em resultado editou o livro « Comendador Guilherme Telles Ribeiro, Ascendência e Descendência, Açores-Brasil », em conjunto com Eliana Quintella de Linhares, obra publicada no Rio de Janeiro-RJ em 2003, a qual mereceu o « Prêmio Colégio Brasileiro de Genealogia – 2004 », outorgado aos autores por unanimidade da banca julgadora. Atraído pela pesquisa genealógica, escreveu em 2013 « Família Machado Guimarães no Brail », disponível para consulta e referência nos arquivos do CBG.

Sócio do Instituto Açoriano de Cultura (Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, Portugal), pronunciou palestra de abertura no lançamento da obra « Genealogias das Quatro Ilhas », dos genealogistas portugueses Jorge Forjaz e Antonio Ornelas Mendes (Horta, Ilha do Faial, Açores, Portugal), em 08/09/2009, assim como na apresentação da obra « Dart – Uma Família Irlandesa nos Açores e no Mundo », de autoria de Jorge Forjaz, em evento na Casa dos Açores, Rio de Janeiro-RJ, em 28/02/2018.

Associado do Colégio Brasileiro de Genealogia desde 08.02.2010, como Colaborador, tendo sido eleito Adjunto na Assembleia Geral de 09.02.2019.