CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Paulo da Terra Caldeira
Sócios Adjuntos

Paulo da Terra Caldeira

Sexto filho de Raulino Alves Caldeira e de Angelina da Terra Caldeira, nasceu em 14 de novembro de 1944, em Simonésia, na zona da Mata, Minas Gerais. Fez seus estudos iniciais no Grupo Escolar Padre Miguel, em sua cidade natal, e no Grupo Escolar Conselheiro Lafaiete e no Ginásio Menino Jesus de Praga, em Resplendor. Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais e obteve o título de mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágios e cursos de especialização no Brasil, em Portugal, no Reino Unido e no México. Atualmente é Professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI-UFMG).

Em sua trajetória profissional, exerceu os seguintes cargos: Professor Titular e Chefe do Departamento de Cultura Técnica, na Fundação de Ensino Superior do Oeste de Minas, Formiga-MG; Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª Região, por dois mandatos; Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na qual assumiu vários postos na Escola de Biblioteconomia (EB-UFMG): foi seu Vice-Diretor, Representante dos Professores na Congregação; Chefe do Departamento de Bibliografia e Documentação, Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Biblioteconomia, Coordenador do Colegiado do Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Administração de Bibliotecas, e Editor: Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, e de Perspectivas em Ciência da Informação. Ainda na UFMG foi designadoPró-Reitor de Pesquisa pró-tempore e Diretor da Biblioteca Universitária. Na Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais foi convidado a assumir a Diretoria de Processamento Técnico, da Superintendência de Bibliotecas. Foi eleito Presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Prof. Luís de Bessa.

Durante todo esse período, integrou inúmeras comissões de diversas instituições e estados do Brasil (concurso para provimento de vaga de cargo de professores, de bibliotecários, de avaliação de cursos, de revalidação de diplomas de cursos de mestrado e doutorado concluídos no exterior, etc.). Destaque-se a implantação do curso noturno de graduação em Biblioteconomia, que teve, entre outros, o objetivo de possibilitar a inserção de candidatos que cumprem jornada diária de trabalho, e a comissão constituída por três professores, encarregada da elaboração do projeto pedagógico de criação do curso de Museologia na ECI-UFMG, a partir de 2010.

É membro de instituições como o Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª. Região, 1970; Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 1970; Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, Brasília-DF; Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte; Sócio fundador da Associação Brasileira de Editores Científicos, 1985;  Sócio Adjunto do Colégio Brasileiro de Genealogia, Rio de Janeiro, 1989; Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da ECI-UFMG, Belo Horizonte, 1998; Associação dos Amigos do Museu Mineiro, Belo Horizonte, 1999; Membro do Conselho Curador da Associação dos Amigos do Museu Casa Guignard, Ouro Preto-MG, 1999; Conselheiro do Instituto Arte das Américas, Belo Horizonte, 2004; Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Belo Horizonte, 1996; Membro do Conselho Curador da Galeria Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Belo Horizonte, 2006.

É autor de inúmeros artigos publicados em revistas científicas, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos da área de Ciência da Informação. Publicou:

  • Descendência das famílias Fuccio, Terra Pereira e Caldeira: contribuição para uma genealogia. Belo Horizonte: Imprensa UFMG, 2006. 304p.
  • Imigrantes italianos e portugueses no Brasil: contribuição para uma genealogia das famílias Fuccio, Terra Pereira e Caldeira. Belo Horizonte: Linha Gráfica, 1989. 155p.
  • Guia das Bibliotecas do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Conselho de Extensão da UFMG/CRB-6a Região, 1977. 113p.
  • Diretório das Escolas de Biblioteconomia BrasileirasB. Inf. Esc. Bibliotecon. UFMG, Belo Horizonte, v. 7, n.3, p.13-78 jun. 1977.

É também co-autor das obras:

  • Introdução às fontes de informação.Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 181p.
  • A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2ª.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 62p.
  • Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação.Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. 414p.
  • Recursos informacionais para o ensino fundamental; guia de produtores. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1997. 127p.

Além disso, integra o conselho editorial das seguintes publicações: Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG; Perspectivas em Ciência da Informação; Revista do Instituto Arte das Américas. Como editor de Perspectivas promoveu mudanças em seu formato, diagramação e, dez anos depois implantou o Open Journal Systems, Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas destinado a publicar e divulgar a produção científica dos profissionais da área com mais agilidade. A adoção desse sistema é um dos fatores que vêm contribuindo para o destaque que a revista vem obtendo em sua avaliação pela Capes.

Faz parte, também, do conselho de seleção de participantes de editais da Galeria Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, realizando a curadoria de exposições e apresentação nos catálogos de várias instituições. Dentre elas, destacam-se:

  • Tentativa de desvendamento (an)interior de um artista. In: Círculo vicioso. Belo Horizonte: Vallourec & Mannesman Tubes, 2008. Catálogo da Exposição realizada em agosto de 2008  no Espaço Cultural Vallourec & Mannesmann Tubes, Belo Horizonte.
  • Obras raras UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2007. Catálogo da exposição realizada no Mezzanino do Saguão da Reitoria, comemorativa dos 80 anos da UFMG, set. 2007.
  • Obras raras UFMG. Belo Horizonte: Biblioteca Universitária UFMG, 2007. Exposição realizada no Saguão da Biblioteca Central da UFMG, nov. 2007.
  • Coleção Rita Adelaide. Belo Horizonte: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, 2006. Catálogo de exposição, mar./maio 2006, Galeria Paulo Campos Guimarães. 21p.
  • De Gutemberg à informação virtual. Belo Horizonte: Reitoria UFMG, 2000. 28p. Catálogo da Exposição realizada no Saguão da Reitoria da UFMG.
  • As coleções especiais da UFMG. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Galeria da Escola de Belas Artes. Galeria Brasiliana. Belo Horizonte, 1997. 16p.

  Catálogo da Exposição Camoniana. Belo Horizonte: UFMG, 1972. 33p. (VI Festival de Inverno);

  Bibliografia infantil mínima. Belo Horizonte: UFMG, 1972. 15p. (Sesquicentenário da Independência, 1822/1972).

Pesquisas conduzidas em cinco instituições brasileiras identificaram o biografado como o autor brasileiro mais produtivo na área de Ciência da Informação, no País, na década de 1970, conforme os trabalhos: Análise preliminar da literatura biblioteconômica (DUMONT, 1979, p. 198, 199); Revistas especializadas brasileiras Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase na experiência da ABDF (MIRANDA, 1981, p. 35); Revistas brasileiras de Biblioteconomia e Documentação na década de 70 (NEVES; MELO, , 1980,  p. 428); A bibliometria no Brasil (URBIZASTEGUI ALVARADO) 1984, p. 99-100).

Em pesquisa posterior, foi constatado ser o quinto autor brasileiro mais produtivo na área de Ciência da Informação, no Brasil, segundo o artigo: Revistas brasileiras de Biblioteconomia  e Ciência da Informação: produtividade de autores no período de 1980 a 1985 (FORESTI; MARTINS, 1987,  p. 62, 64, 68, 69).

Entre as homenagens, prêmios e distinções destacam-se os seguintes:

  Professor Homenageado pelos Formados da turma de 1974 da Escola de Biblioteconomia da FESOM, Formiga-MG; pelos Formandos das turmas de 1974; 1976; 1978; 1979; 1980; 1981; 1984; 1985; 1986; 1990; 2002; 2003 (primeiro e segundo semestres) da Escola de Biblioteconomia, atual Escola de Ciência da Informação da UFMG.

  Paraninfo dos Formandos das turmas de 1987; 1990; 1998; 2004 (primeiro e segundo semestres) da Escola de Ciência da Informação da UFMG.  Patrono dos Formandos das turmas de 2006; 2008; 2009 da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Escolhido Professor/Bibliotecário do ano de 2008 por meio de pesquisa eletrônica, realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia – 6ª. Região.

Recebeu, em conjunto com outros colegas, o Prêmio: “Altamente Recomendável – Teórico”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pela tradução e adaptação do livro:  
KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Tradução e adaptação de B. S. Campello, M. M. Vianna, M. E. P. de Rezende, P. da T. Caldeira, V. A. A. Macedo, V. L. F. G. Abreu. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 304p.

Foi distinguido, juntamente com outros colegas, com o Prêmio: “Acervo Básico – Teórico”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pela elaboração do livro:

CAMPELLO, B. S.; VIANNA, M. M.; CARVALHO, M. da C.; ANDRADE, M. E. A.; CALDEIRA, P. da T.; ABREU, V. L. F. G. (Colab.). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 62p.