CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Antônio Seixas
Sócios Adjuntos

Antônio Seixas

Nasceu em Magé (RJ), em 11 de setembro de 1979, filho de Zilá Franco Seixas da Silva e de Manuel Antônio Dias da Silva. Advogado, historiador, jornalista e escritor laureado em concursos literários nacionais e internacionais. Ingressou como associado colaborador do CBG em 11.04.2017. Eleito sócio adjunto do CBG em 12.02.2019.

Formação:

Bacharel em Direito, pela Universidade Estácio de Sá – UNESA (2006); Especialista em História do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2011); Especialista em História da Arte Sacra, pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro – FSBRJ (2012); Especialista em História do Brasil, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (2014); Especialista em Projetos Culturais, com ênfase em Pastoral da Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas (2016); Especialista em Direito Ambiental, pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2017); Mestre em História, pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO (2018).

Livros publicados:

Breve história da literatura mageense (2005); Gustavo Barroso e a historiografia brasileira (2008); O velho cemitério de Magé (2009); História da Nobreza Mageense (2010); Magé e sua Academia (2014); O Clube Agrícola de Magé (2014); A vida de Alcindo Guanabara (2015); A Política Cultural em Magé (2015); A elite rural da vila de Sant’Anna de Japuhyba (2016); Instrumentos de proteção do Patrimônio Cultural Mageense (2016); Os Advogados da Comarca de Magé (2017); A Família Lima e Silva (2017).

Produção Acadêmica:

  • Direito moral do autor de obra jornalística. Bacharelado em Direito. Universidade Estácio de Sá, Niterói (RJ), 2005, orientador Prof. Ms. André Miranda;
  • A Câmara Municipal de Magé do antigo regime às lutas pela Independência. Especialização em História Fluminense. Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2011, orientadora Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Bicalho;
  • A imaginária devocional mariana nas freguesias formadoras da vila de Magé (séculos XVI-XVIII). Especialização em História da Arte Sacra. Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), 2012, orientador Prof. Ms. Dom Mauro Maia Fragoso, OSB.
  • Os advogados da comarca de Magé (1860-1901). Especialização em História do Brasil. Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ, Rio de Janeiro (RJ), 2014, orientador Prof. Ms. Eder Ribeiro.
  • A tutela jurídica dos Bens Culturais da Igreja: o caso da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Magé. Especialização em Projetos Culturais com ênfase em Pastoral da Cultura, Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2016, orientador Prof. Dr. Aurino José Gois.
  • A Chancela da Paisagem Ferroviária do Município de Magé. Especialização em Direito Ambiental, pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro (RJ), 2017, orientadora Prof.ª Ms. Priscila Jorge Cruz Diacov.
  • A Família Castro Abreu Magalhães: uma análise das estratégias de mobilidade social do imigrante português na Província do Rio de Janeiro (1836-1898). Mestrado em História. Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói (RJ), 2018, orientadora Prof.ª Dr.ª Vitória Fernanda Schettini de Andrade.

Instituições a que pertence:

Associação Brasileira de Pesquisados de História e Genealogia (ASBRAP); Associação Nacional de História – Seção do Rio de Janeiro (ANPUH/RJ); Centro de Estudos da Imaginária Brasileira – CEIB (EBA/UFMG); Colégio Brasileiro de Genealogia (CBG/RJ); Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD); Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro (OAB/RJ).

MEMBRO TITULAR

Academia Brasileira de Trova (cadeira 05: Álvares de Azevedo); Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro (cadeira 30: Adelino Magalhães); Academia Mageense de Letras (cadeira 15: Guilherme de Almeida); Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (cadeira 19: Gustavo Barroso)

MEMBRO CORRESPONDENTE

Academia Alagoana de Letras (AL); Academia Brasileira de Literatura (RJ); Academia Cachoeirense de Letras (ES); Academia Cearense de Letras (CE); Academia de História Militar Terrestre do Brasil (RJ); Academia de Letras de Bandeirantes (PR); Academia de Letras de Maringá (PR); Academia de Letras de São João Del-Rey (MG); Academia de Letras dos Campos Gerais (PR); Academia de Trovas do Rio Grande do Norte (RN); Academia Itaperunense de Letras (RJ); Academia Pan-Americana de Letras (RJ); Academia Pernambucana de Letras Jurídicas; Academia Petropolitana de Letras (RJ); Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni (RJ); Academia Rio-Grandense de Letras (RS); Academia Taguatinguense de Letras (DF); Academia Teresopolitana de Letras (RJ); Academia Vilhenense de Letras (RO); Cenáculo Fluminense de História e Letras; Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes (PE); Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (RJ); Instituto Histórico e Geográfico de Olinda (PE); Instituto Histórico e Geográfico de Parahyba do Sul (RJ); Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (MG); Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão (PE); Instituto Geográfico e Histórico da Bahia; Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; Instituto Histórico e Geográfico Paraibano; Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (SP); Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (SP); Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica.

Funções exercidas em instituições culturais:

  • Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Magé (2014/2016);
  • Membro do Conselho Nacional de Política Cultural, órgão colegiado do Ministério da Cultura (2016/2018);
  • Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB/Magé (2013/2021);
  • Presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF (2018/2019);
  • Vice-Presidente da Associação dos Amigos do Museu da Força Expedicionária Brasileira do Rio de Janeiro (2017/2018);
  • Vice-Presidente do Grêmio Musical Mageense (2017/2019);
  • Conselheiro do Conselho Deliberativo do Museu da Força Expedicionária Brasileira do Rio de Janeiro (2017/2019);
  • Membro da Comissão Consultiva do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro, órgão colegiado da Secretaria de Estado de Cultura (2018/2020).