Adinalzir Pereira Lamego

Nasceu a 22 de setembro de 1951, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Filho de Floriano Pereira Filho e Astotelina Lamego Pereira.

Professor aposentado da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Pós-Graduação do Instituto Venturo (RJ), lecionando nas disciplinas do Período Imperial.

 

Formação Acadêmica:

Licenciatura plena em História pela FEUC/RJ.

Pós-Graduação em Informática Educativa pelas Faculdades Integradas Simonsen (RJ).

Pós-Graduação em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (Niterói).

Pós-Graduação em História Social e Cultural do Brasil pela FEUC/RJ.

 

Atividades Acadêmicas:

Participa, desde 1983, de projetos cujo objetivo é pesquisar, preservar e divulgar o patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural da cidade do Rio de Janeiro e da Zona Oeste Carioca.

Desde 1983 é membro e pesquisador do NOPH-Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz.

Sócio Adjunto do Colégio Brasileiro de Genealogia.

Membro da Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional (RJ).

Sócio-Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense (Associação de preservação e divulgação da história e da memória do Município de Itaboraí, RJ).

Vice-Coordenador da Camempa – Casa da Memória Paciente. (Associação que pesquisa a história dos bairros de Cosmos, Santa Margarida, Inhoaíba, Palmares e Paciência, RJ).

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nas seguintes áreas de estudo: História de Santa Cruz, Fazenda Jesuítica, Real e Imperial de Santa Cruz, História Local e História do Rio de Janeiro. Possuindo artigos publicados em revistas e jornais especializados.

Autor do livro: “Viajantes Estrangeiros na Zona Oeste Carioca no Século XIX”, livro no qual relaciona um conjunto de textos sobre a passagem desses viajantes pela chamada Zona Oeste Carioca. Onde faz uma importante análise desses relatos e descreve a biografia desses importantes imigrantes.

Autor em co-autoria com Isra Toledo Tov e Guaraci de Oliveira do livro: “Os dois engenhos de Paciência”, primeira obra historiográfica a abordar, com documentos e imagens, os dois engenhos de cana-de-açúcar que existiram na área histórica da Mata da Paciência, na periferia ocidental carioca, entre os séculos XVIII e XIX. Seus três autores fazem parte da coordenação da Casa da Memória Paciente (CAMEMPA), desde a sua fundação em novembro de 2017. Este livro já nasce como um clássico imprescindível dos estudos históricos fluminenses!

Escreve regularmente sobre História e Genealogia em seu blog pessoal Saiba História (https://saibahistoria.blogspot.com/).

Reside na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Volatr ao topo