Peter Spufford

Nascido em 18. 08.1934 em Hutton, Somerset, na Inglaterra, filho de Douglas Henry Spufford e de Nancy Gwendoline (Battage) Spufford, era historiador e acadêmico, especializado em economia da Europa Medieval. Casado com Margaret (Clark) Spufford (10.12.1935 – 06.03.2014), renomada historiadora especializada na História da Inglaterra dos séculos 16 e 17. Eles tiveram dois filhos, sendo Francis Spufford (1964) escritor e professor universitário e Bridget (1967–1989), lembrada pelo Bridget Hostel para alunos com deficiência, em Cambridge.

Formou-se no Jesus College da Universidade de Cambridge, onde iniciou sua carreira como professor e pesquisador. Foi, em seguida, professor da Universidade de Keele e do Clare College, da Universidade de Cambridge. Foi ainda professor visitante da Universidade de Louvain, na Bélgica e do Instituto dos Países Baixos para Estudo Avançado, de Amsterdam, além de convidado da Academia Japonesa.  Em 1979, foi eleito Membro (Fellow) de Queens’ College, da Universidade de Cambridge, ao mesmo tempo em que foi professor de História Econômica e de História da Europa nessa universidade. Em 2001 recebeu o título de Membro Emérito do Queens’ College.

 

Seu substancial trabalho sobre economia e numismática medieval inclui três livros de importância:

Money and Its Uses in Medieval Europe (Dinheiro e seu uso na Europa Medieval), de 1988, um estudo inovador sobre a moeda e o crédito na economia medieval;

The Handbook of Medieval Exchange (O Manual do Câmbio Medieval), de 1986, uma obra de referência reunindo todos os dados sobre as taxas em que foram trocadas moedas na Europa ocidental medieval;

Power and Profit: The Merchant in Medieval Europe (Poder e Lucro: o Comerciante na Europa Medieval), de 2003, um estudo das rotas comerciais, sistema bancário, vida mercantil e negociação de commodities na Idade Média.

Em 2017, em homenagem ao 30º aniversário da publicação de um de seus livros, os professores Martin Allen and Nicholas Mayhew editaram o livro Money and its use in Medieval Europe: Three Decades on Essays in Honour of Professor Peter Spufford (Dinheiro e seu uso na Europa Medieval: Três Décadas em Ensaios em Homenagem ao Professor Peter Spufford), que ressalta ter sido esse livro importante marco na análise do tema, servido como inspiração para gerações de estudiosos, muitos dos quais contribuíram para os doze capítulos do volume.

O Prof. Spufford associou-se à Sociedade de Genealogistas do Reino Unido em 1955, tendo se tornado membro titular (fellow), em 1969; sido vice-presidente de 1997 a 2012, e editor da revista da sociedade de 1961 a 1963. Foi ainda presidente da Sociedade de Heráldica e Genealogia da Universidade de Cambridge no período 1959/1960 e, desde então seu vice-presidente honorário. Foi eleito membro titular da Royal Historical Society, em 1968; da Society of Antiquaries of London, em 1990 e da British Academy, em 1994. Recebeu também a Medalha da Royal Numismatic Society, em 2005.

Era associado do Colégio Brasileiro de Genealogia desde 1 de outubro de 1960, e faleceu em 18 novembro 2017, tendo sido sepultado em Whittlesford, Cambridgeshire, na Inglaterra.

 

por Márcio Miller

Fonte: sítios diversos de Internet

Volatr ao topo