CBG – Colégio Brasileiro de Genealogia: Arquivo do Serviço de Documentação da Marinha

Arquivo do Serviço de Documentação da Marinha

Lá são encontradas documentações dos militares de Marinha oficiais, praças  ou marinheiros, falecidos ou reformados, independente da unidade a que tenham servido.

Fazem parte do acervo os Livros Mestres, onde  se registravam os militares no posto que ocupavam , figurando em uma ou duas páginas. Sempre que eram promovidos a outro posto, eram registrados no livro correspondente a esse novo posto.

Outro item de interesse são as Cadernetas de Registro, que, a partir de 1944, vieram substituir os Livros Mestres. A exemplo das Fés-de-Ofício do Exército, são pastas contendo toda a vida do militar, incluindo  filiação, local e data de nascimento, casamento, filhos, postos ocupados, promoções e, na maioria das vezes, fotografia. Para localizar uma CR é necessário saber pelo menos o primeiro e o último nome do militar.

No ASDM também encontram-se biografias dos oficiais de Marinha que tenham se destacado na vida militar ou civil.

Toda a documentação está microfilmada, podendo ser consultada em máquinas de leitura, na sala de pesquisa. Não é preciso agendamento mas o ingresso no prédio obedece ao rigor de uma unidade militar. Além de exigir assinatura no Livro de Pesquisas, indicando os dados pessoais do consulente e as razões da pesquisa.

Vale ressaltar o ASDM somente possui documentação referente aos servidores militares da Marinha de Guerra, que não devem ser confundidos com o pessoal da Marinha Mercante, cujos dados encontram-se nas Capitanias dos Portos.

www.mar.mil.br/sdm
Serviço de Documentação da Marinha
Praça Barão de Ladário – Ilha das Cobras, s/nº
Orientação: próximo à Praça XV de Novembro